Schaeffler: Sistema de acionamento elétrico sem corrente “Free Drive” para bicicletas

09 Novembro 2022



Conectado, flexível, sustentável e ecologicamente correto: as novas tendências de mobilidade são exigentes para com produtos e tecnologia. A Schaeffler adota uma abordagem holística do movimento e oferece soluções para atender a todos os requisitos do cliente, incluindo aqueles no campo da micromobilidade. O novo sistema “bike-by-wire”, Free Drive, surge assim como uma solução inovadora para bicicletas. O sistema de acionamento sem corrente é um desenvolvimento conjunto com o especialista em acionamento elétrico de duas rodas Heinzmann GmbH & Co. KG, que dispensa a conexão mecânica entre o gerador e o motor, permitindo arquiteturas de bicicletas e configurações de pedais completamente novas combinadas com uma necessidade ainda menor de peças de desgaste. “A Schaeffler é o parceiro preferido para soluções de mobilidade do futuro e demonstra esse status mais uma vez com o inovador Free Drive para e-bikes”, diz Matthias Zink, CEO Automotive Technologies, Schaeffler AG. “O desenvolvimento é a prova da nossa transformação num fornecedor líder de acionamentos eletrificados. As nossas décadas de experiência na área de mecatrônica veicular, que agora estamos a trasnferir para o segmento de duas rodas, ajudaram-nos nesse desenvolvimento. O mercado de bicicletas elétricas está a crescer de forma constante e oferece à Schaeffler, como parceira de mobilidade elétrica, mais potencial de negócios.” A Schaeffler já possui muitos anos de experiência no segmento de e-bike e, mais recentemente, apresentou o sistema de mudanças automáticas mecatrônico VELOMATIC em 2016.



 

Um sistema para todas as aplicações

O componente central do sistema Free Drive é o gerador Schaeffler, que define a resistência constante no pedal enquanto absorve simultaneamente a potência de pedalada do ciclista. A solução regenerativa é um acionamento híbrido serial que converte a energia mecânica gerada durante a pedalada em energia elétrica, que por sua vez é convertida novamente em energia mecânica no motor do cubo da roda. O excesso de energia é armazenado na bateria. Assim como nos carros, todos os componentes do sistema comunicam por meio de uma conexão CAN. O sistema completo e otimizado vendido pela Heinzmann GmbH & Co. KG, que gera uma potência contínua de 250 watts, consiste n um gerador de pedal, motor de acionamento, bateria e interface homem-máquina (IHM). “O sistema Free Drive combina a experiência de longa data em acionamento e indústria da Heinzmann com a experiência em sistemas e mecatrônica da Schaeffler”, diz Peter Mérimèche, Diretor Administrativo de Acionamentos Elétricos da Heinzmann GmbH & Co. KG.

 

“Independentemente do sistema ser usado em aplicações de 2, 3 ou 4 rodas, a ausência de uma conexão mecânica entre o gerador e o motor significa que o Free Drive pode fornecer flexibilidade máxima na arquitetura da bicicleta e uma sensação de pedalar livremente configurável, que se adapta aos requisitos da bicicleta e às necessidades do ciclista, ao mesmo tempo que garante um desgaste mínimo”, afirma o Dr. Jochen Schröder, Presidente da Divisão de E-Mobility. As dimensões compactas do sistema Free Drive permitem uma distância padrão de 138 milímetros entre os dois pedais. O sistema Free Drive pode ser especificado para várias aplicações, independentemente do fabricante. Para os operadores de frotas, o Free Drive oferece um sistema ergonômico, de baixa manutenção e robusto com baixos custos operacionais e de manutenção, pois não são necessárias peças de desgaste e equipamentos periféricos de corrente. Dr. Jochen Schröder: “Com a expansão do portfólio no segmento de bicicletas, a Schaeffler não está apenas a intensificar o seu compromisso com o mercado de e-bike em rápido crescimento, mas também a confirmar a sua própria afirmação de ajudar a moldar o movimento futuro com um espírito pioneiro.”