IC IBERCONVEYOR: raspadores para tapetes nervurados e com perfis

23 Abril 2021



Os tapetes com perfis destinados ao transporte inclinado de materiais não permitem a instalação de raspadores convencionais.

A dificuldade que pressupõe conseguir um nível de limpeza adequado com este tipo de tapetes levou ao desenvolvimento de diversas soluções, cada uma delas com limitações de vária índole. Desde escovas rotativas que se transformam em importantes geradores de pó ao trabalhar com materiais secos ou se convertem em blocos endurecidos com materiais húmidos, à instalação de uma grande variedade de raspadores de “dedos” desenhados com maior ou menor acerto, em função do fabricante.

 

RASPADORES COM PONTA METÁLICA

Para além das virtudes de cada um destes sistemas, a realidade é que as soluções que se apresentam mostram, ano após ano, um avanço constante tanto na eficácia como na vida útil dos seus componentes.

Este é o caso dos raspadores que apresentamos neste artigo. Sobre a base da solução tradicional de lâminas de “dedos” de poliuretano flexíveis, estes modelos incorporam pontas metálicas que podem ser de liga de carboneto de tungsténio ou aço inoxidável. Esta proposta patenteada melhora a capacidade de limpeza do sistema ao mesmo tempo que prolonga a sua vida útil.

O modelo IC-P (imagem 1) está especialmente desenhado para tapetes com perfis (tacos) transversais de até 100mm de altura. É composto por dois tipos de lâminas que alternam segundo o desdenho específico: lâmina tipo 1 com 3 dedos e lâmina tipo 2 com 2 dedos, instalados em duas linhas paralelas que actuam individualmente e proporcionam uma melhor limpeza do espaço entre perfis.

Imagem1


A imagem 2 mostra o funcionamento do sistema de lâminas duplas.

Imagem2


O raspador instala-se no tramo de retorno em qualquer posição a partir da cabeça de derrame.

O modelo IC-N está especialmente pensado com tapetes nervurados ou “Chevron”. A construção das lâminas mantém o desenho patenteado de pontas metálicas mas neste caso dispostas em blocos de 7 dedos e 200mm de largura, que actuam individualmente e numa única fila.

Pela sua concepção, estes raspadores podem instalar-se tanto em tapetes novos com em tapetes já deteriorados, aceitando perfeitamente as uniões com ligadores metálicos graças a um desenho não agressivo. As lâminas de ambos modelos são facilmente substituíveis e intercambiáveis, permitindo a sua instalação nas aplicações mais exigentes.

Os raspadores IC-P e IC-N estão a ser adoptados em centros de reciclagem de resíduos sólidos mas são também muito eficazes em áreas como pedreiras, siderurgias, sector químico e cimenteiras.