Intervenção OPARCER no corpo de uma bomba de lamas de ferro

26 Setembro 2022

Cliente: indústria do tratamento de resíduos, estação de tratamento de águas lixiviadas.

Problema: A bomba apresentava um desgaste acentuado. A reparação por soldadura e enchimento seria tecnicamente muito difícil e dispendiosa.

Solução: Reparação rápida e económica, aproximadamente 1/12 do preço de uma bomba nova e 1/6 do custo de uma reparação com recurso a soldadura.


Começamos o trabalho por analisar as medidas da peça, de modo a calcularmos as cotas, o tipo de produto a ser usado e a sua forma de aplicação, para atingirmos no final as medidas pretendidas.



 

De seguida a peça é trabalhada e abrasada para remover toda a superfície polida e possíveis fissuras, aumentando assim a aderência do produto a aplicar.

 

Aplica-se então um produto desengordurante 2 a 3 vezes conforme a necessidade, com intervalos de 5 minutos para remover toda a possível gordura e contaminação da peça.

 

Apos 5 minutos, aplica-se a primeira camada do produto selecionado para o enchimento do local de desgaste. (Este é selecionado conforme o desgaste e o tipo de material ferroso a trabalhar.)



 

Depois de 8h de secagem, é aplicada uma segunda camada do produto para atingir as cotas pretendidas.

 

Mais uma vez, com 8h de secagem, deve-se desengordurar o material de novo, 2 a 3 vezes, com 5 minutos de secagem, para garantir uma superfície limpa e sem qualquer tipo de contaminante.

 

Garantida a superfície limpa e descontaminada, é aplicada a primeira camada de revestimento anti desgaste de base cerâmica, para diminuir o atrito e aumentar a fluidez do material, neste caso das lamas.



 

Após 4h de espera já é possível retirar as imperfeições da primeira camada de aplicação do revestimento.

 

E, mais uma vez, para garantir a aderência da próxima camada, desengordurou-se o material 2 a 3 vezes, com 5 minutos de secagem.

 

Para acabamento final aplica-se mais uma camada de revestimento. Este, por sua vez, deve no minimo secar durante 8h para garantir a estrutura do mesmo e entregar ao Cliente.



Para mais informações, ou solicitar uma visita técnica, contacte-nos:


geral@oparcer.pt