Transmissão por corrente: princípios fundamentais

14 Janeiro 2020

A adequabilidade de uma transmissão por corrente para um fim específico depende da capacidade de  suportar as tensões que surgem num determinado período de tempo. Ao projectar, é necessário levar em consideração todos os factores de influência que, na sua totalidade, determinam a durabilidade de uma corrente. O diagrama a seguir foi desenvolvido para fornecer uma ideia da interdependência dos diversos factores.



 

Três factores importantes que determinam as características operacionais de uma corrente:

 

Resistência à ruptura

Se a carga numa corrente for aumentada até que a corrente quebre, essa carga será igual à força de ruptura e a ruptura que ocorre é denominada ruptura forçada.


Resistência à fadiga

Os factores de influência decorrentes das condições operacionais sujeitam a corrente a cargas alternadas. Essas cargas podem ser recriadas num pulsador e os ciclos necessários para causar falha podem ser determinados.

O teste pode ser repetido com cargas reduzidas, até que finalmente não haja mais rupturas e o valor da resistência à fadiga seja estabelecido.


Resistência ao desgaste

O desgaste nos elos da corrente e o alongamento resultante da corrente determinam a carga permitida. No caso de condições de operação optimizadas, a vida útil esperada é de 15.000 horas de operação, com um máx. 2% de alongamento da corrente.

Pressão do rolamento, fricção e qualidade da lubrificação são factores importantes que afectam o desgaste da corrente.