Prevenção e reparação de fissuras em telas transportadoras

19 Outobro 2020

À saída de fábrica, as telas transportadoras em borracha são enroladas de forma a garantir que as suas propriedades físicas não se alteram durante o período de armazenamento.


Contudo, após o corte, é frequente o cliente enrolar as telas num ângulo mais “apertado”, criando pressão excessiva sobre a superfície, bordas e estrutura do tapete. Essa pressão, aliada à exposição a factores ambientais como a temperatura, a humidade, ou a luz, pode provocar o surgimento de pequenas fissuras, principalmente em telas nervuradas.



Por norma, essas fissuras não acarretam perda de performance na tela, contudo será conveniente repará-las antes que aumentem em comprimento, largura e profundidade, levando, aí sim, a danos significativos na funcionalidade da tela.

Assim sendo, a JUNCOR recomenda que, ao serem detectadas, as fissuras sejam de imediato reparadas.

O procedimento, que pode ser executado pelos técnicos da JUNCOR, é realizado a frio, recorrendo a uma cola específica. Após a aplicação da cola, a tela deverá ser mantida estendida por algumas horas.

Em todo o caso, recomendamos os seguintes cuidados no armazenamento:

 

1 - Prevenir a curvatura da correia

Os rolos devem ser armazenados fora do chão, numa área seca, suspensos numa barra ou colocados numa palete para manter o material afastado do chão.

 

2 – Não armazenar sobre as bordas!

As bordas de alguns tipos de tela podem absorver a humidade de superfícies que estão frias ou húmidas, fazendo com que a borda encolha e fique mais apertada do que a borda oposta, resultando em curvatura (oscilação).

 

3 - Evitar humidade e outros contaminantes

Correias mais pequenas devem ser isoladas em sacos plásticos para mantê-las afastadas de humidade, luminosidade e contaminação. As correias maiores devem ser mantidas afastadas do chão.

 

4 - Temperaturas de armazenamento adequadas

Evite temperaturas extremas e armazene longe de fontes directas de calor, como caldeiras, radiadores ou luz solar directa.

Se as correias forem armazenadas a temperaturas abaixo de 0 °C, é recomendado aquecê-las por pelo menos 24 horas a uma temperatura de 10 °C para reduzir o risco de danos.

 

5 - Formas adequadas de armazenamento

O armazenamento no interior é preferível. Se o armazenamento ao ar livre for inevitável, a correia deve ser protegida com uma cobertura de lona ou outro material adequado.

As telas armazenadas ao ar livre devem ser afastadas do solo para protecção contra danos por água, lama, areia, etc. As paletes são preferíveis às ripas de madeira, que podem cortar a superfície das correias se a área das ripas em contacto com a correia for insuficiente.

Correias enroladas fora dos “rolos-mãe” e para serem armazenadas por um período significativo de tempo em pilhas, devem ter tubos de aço (ou similar) com comprimentos adequados, inseridos nos centros, para evitar o colapso do centro da bobina e, subsequentemente, dificuldades de manuseio.