Manutenção 4.0 no Centro de Distribuição Europeu da Schaeffler

25 Fevereiro 2022


O European Distribution Center (EDC) Central da Schaeffler dispõe de espaço para 28.000 europaletes com 95.000 contentores numa área de 148.000 metros quadrados. Para a movimentação da mercadoria, são operadas cerca de 2500 correntes, com um comprimento total de 12,5 quilómetros. Já desde a concepção do EDC Central, o objectivo era garantir a melhor disponibilidade possível do equipamento e optimizar as horas de serviço através de um pacote integrado de soluções.  Para isso, foi instalada uma solução pioneira de manutenção em colaboração com o fornecedor de soluções intralogísticas SSI. São utilizados sistemas inovadores para a monitorização contínua e para a lubrificação automática.

 

Monitorização: evitar paragens e poupar custos

Nos 44 acionamentos mais importantes do EDC Central, de um total de aprox. 3000, foram instalados 58 dispositivos SmartCheck da Schaeffler para monitorizar o estado dos equipamentos logísticos. Trata-se de um investimento relativamente pequeno, mas com um grande retorno que já deu os seus frutos na prática.



 

Lubrificação: otimizar automaticamente a eficiência e a vida útil

O sistema de lubrificação CONCEPT8 da Schaeffler, controlado de modo centralizado, garante a lubrificação adequada dos transportadores de corrente e de rolos. Consiste em pinhões de lubrificação especialmente desenvolvidos que fornecem uma relubrificação contínua e precisa durante o funcionamento do equipamento.  Deste modo, as correntes operam com a máxima eficiência energética e a vida útil dos rolamentos é prolongada. Vantagens adicionais: Preservação do ambiente e poupança de custos através do consumo otimizado de lubrificante.

 

Conclusão

Com os sistemas de Condition Monitoring e soluções de relubrificação inteligentes, é possível evitar de forma eficaz as paragens não programadas dos equipamentos, reduzindo ao mesmo tempo o investimento nas tarefas de manutenção.


Contacte a nossa equipa especialista em Rolamentos para mais informações sobre os sistemas 4.0 da Schaeffler:

Tel.: 22 619 73 63
Email: rolamentos@juncor.pt