Continental: caso de sucesso no Porto de Vancouver

02 Março 2022



Nas enormes docas do Porto de Vancouver (Canadá) despacha-se um dos materiais mais importantes para a economia alimentar mundial: a potassa. Como nutriente vegetal solúvel em água, é praticamente indispensável aos fertilizantes e, portanto, essencial para a agricultura global.

O Canadá é o maior produtor e exportador de potassa do mundo. De acordo com informações do Ministério de Recursos Naturais do Governo Canadiano (Natural Resources Canada), em 2017 o país exportou cerca de 19 milhões de toneladas de potassa, sendo líder com quase 40% do comércio exterior global. De acordo com os cálculos do Natural Resources Canada, há cerca de um bilhão de toneladas de potassa no país dos mares e das florestas – o que representa cerca de um quarto das reservas mundiais.

 

Desempenho ainda melhor dos tapetes transportadores com o ContiPlus

E para que a potassa chegue de modo seguro e eficiente aos clientes de todo o mundo, a Continental entra em campo. Num dos maiores locais de transbordo do Canadá, a solução de serviço digital ContiPlus – que é ao mesmo tempo um portal na web e uma aplicação – fornece dados importantes aos equipamentos que operam com os tapetes transportadores da marca alemã, aumentando assim a fiabilidade na qualidade do transporte da potassa. No Porto de Vancouver, os tapetes transportadores transportam a potassa para outros pontos de armazenagem ou directamente para os contentores para que se faça o despacho. As quantidades – e também a carga sobre os tapetes – são gigantescas: os terminais responsáveis têm dois cais para a operação da potassa. Um deles dispõe de dois carregadores de navio de tipo quadrante que operam simultaneamente — cada um com capacidade nominal de 2.500 toneladas por hora. O segundo tem um carregador de navios de tipo linear, que também pode carregar à taxa de 2.500 toneladas por hora.

 

Previsões e informações exactas sobre a condição do sistema de tapetes transportadores

Para que os tapetes transportadores Continental possam suportar essa quantidade de material e receber manutenção preventiva, os operadores do terminal utilizam o software ContiPlus, com a respectiva aplicação. Assim, por meio da monitorização da situação, é possível optimizar ainda mais os equipamentos dos tapetes e os seus processos. Assim, com um monitor móvel é possível medir a espessura da superfície de cobertura do tapete transportador a cada intervalo, guardando essas informações num banco de dados. Assim surge um retrato completo da situação. Com base nos dados, o programa pode prever quando será necessário substituir um tapete por conta da abrasão. Assim pode-se fazer pleno uso da vida útil do tapete transportador e, ao mesmo tempo, prevenir falhas. “É uma vantagem económica importante”, diz Lyall Sharman, Gerente Comercial de Área da Continental. “Quando o tapete alcança quase o fim da sua vida útil, o cliente, distribuidor ou colaborador de vendas recebe uma notificação no telemóvel para que coordene a substituição.”

 

Transparência é tudo

A grande vantagem do ContiPlus é que o sistema pode reunir, analisar e documentar dados que pertencem a um sistema de transportadores. “A transparência aumenta significativamente. Cada novo colaborador tem acesso imediato às informações completas — ou seja, vê de pronto o histórico do sistema de tapetes. Isso poupa muito tempo e dinheiro”, enfatiza Lyal Sharman. A Continental desenvolve e expande o sistema ContiPlus, de forma contínua, com base nas necessidades de clientes individuais e do mercado. Então agora temos, por exemplo, uma nova interface com uma estrutura de pastas que permite uma visão geral fácil. Outros complementos estão em planeamento. Para além do Canadá, o sistema ContiPlus já está disponível nos EUA, no México, na Austrália, no Chile e no Brasil. Outros países encontram-se em fase de testes.


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