Correntes de transporte na indústria conserveira

24 Março 2022



Graças ao método Appert (ou appertização) e à patente da lata, nascia no século XIX a conserva em lata, revelando-se desde cedo um produto alimentar industrial de enorme potencial.

Por serem um alimento natural, saudável, com grande durabilidade e prático, rapidamente as conservas popularizaram-se, um pouco por todo o Mundo. 

Em Portugal, país dotado de uma extensa zona costeira e grande tradição piscatória, esta indústria desenvolveu-se rapidamente, assumindo um papel relevante na economia nacional, com pólos deste sector espalhados de Norte a Sul, de Matosinhos ao Algarve.

As duas Guerras Mundiais, período durante as quais as conservas se tornaram um bem essencial, potenciaram o crescimento da indústria conserveira portuguesa, com as exportações a dispararem.

Actualmente, com as instalações produtivas modernizadas e a oferta diversificada, o sector mantém um volume de produção considerável, apostando também no mercado turístico, através de formas de comunicação atractivas.

(fonte: http://www.lxconserveira.pt/about6.html)




Como resultado da modernização do sector surgem novos equipamentos, maquinaria e consequentes necessidades de componentes e serviços associados.

A ZMC, marca representada em Portugal pela JUNCOR, possui uma larga experiência no sector conserveiro italiano, no qual existe uma grande predominância de produtos derivados do tomate (tomate pelado, molho de tomate, pasta de tomate e outros). Graças à colaboração com os mais importantes fabricantes e clientes finais, a ZMC orgulha-se de uma vasta experiência neste campo que vai desde as correntes utilizadas para transportar a matéria-prima no interior da fábrica, até às utilizadas nas várias fases do processo industrial: selecção, transformação e embalagem, incluindo pasteurização ou esterilização de recipientes (latas, garrafas, etc.).




Uma ampla gama de materiais, revestimentos, dimensões e soluções construtivas foram combinadas com sucesso para obter correntes fiáveis e duradouras, mesmo nas mais difíceis condições de operação.





Entre as soluções da ZMC para a indústria de enlatados, certamente vale a pena mencionar a corrente de passo de 50 mm com pinos salientes usada em máquinas de descascar.



Outros designs de corrente: com vários tipos de conexão, incluindo pinos ocos e pinos salientes, são usados em muitas aplicações, geralmente em condições adversas.




CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES OU SOLICITAR UMA VISITA TÉCNICA ÀS SUAS INSTALAÇÕES