Solução de transporte para fornos

11 Abril 2022

Os fornos existentes nos processos produtivos da indústria da panificação, assim como em outras áreas do sector alimentar, colocam grandes desafios às equipas de manutenção e projecto.


A Juncor é parceira da ZMC, marca italiana de referência, especialista no design e fabrico de correntes de transporte.



O cozimento é a conclusão natural do processo de produção de pão, nas suas mais diversas variedades, pizza e outros produtos.



Muitos OEMs do sector usam as correntes ZMC há décadas como um componente indispensável dos seus transportadores, dedicados à produção artesanal ou industrial.



As principais configurações utilizadas em fornos com correntes transportadoras são: rede horizontal ou ripas, estas últimas podem ser inteiramente em aço ou com insertos de pedra, sendo a alternativa ainda a de moldes verticais. No caso de fornos de rede de arame, as correntes são geralmente produzidas com pinos ocos, enquanto para as ripas foi desenvolvida uma ampla gama de correntes com fixações, algumas das quais com pinos salientes e rolos externos, para este último caso existem soluções com rolamentos ou buchas autolubrificantes.



Em fornos de células verticais, geralmente são utilizadas correntes com pinos ocos ou pinos salientes. Em alguns casos, são correntes duplas. A Juncor e a ZMC estão sempre disponíveis para o desenho e dimensionamento de novos modelos que levem em consideração as condições específicas de operação de cada forno. Entre os parâmetros fundamentais para o projecto destacamos: velocidade, carga transportada, temperatura e demais condições ambientais, manutenção programada. Com uma escolha adequada de materiais, incluindo aços inoxidáveis ​​de vários tipos, tratamentos térmicos, revestimentos e componentes especiais (buchas, rolamentos), é possível produzir correntes capazes de trabalhar até 500 ° C.



Neste sector, a tecnologia autolubrificante Mecasec®, exclusiva da ZMC, pode ser utilizada até 250 ° C.


CLIQUE AQUI PARA PEDIR O SEU ORÇAMENTO OU UMA VISITA TÉCNICA ÀS SUAS INSTALAÇÕES