As dificuldades nas primeiras instalações com simalube

12 Outobro 2022



Passar da lubrificação manual à automática, recorrendo aos lubrificadores monoponto simalube, é uma mudança que vale a pena. No entanto, é importante que as equipas de manutenção estejam conscientes de todos os factores que devem ser levados em conta e dos principais desafios inerentes à mudança.

Por mais simples que possa parecer e por mais simples que sejam os lubrificadores simalube na sua aplicação, ainda há certas variáveis que devem ser consideradas durante a primeira instalação para garantir uma lubrificação perfeita e contínua.

 

Rolamentos usados durante anos


Muitas vezes não temos conhecimento da situação da vida útil de um rolamento e não é incomum que os rolamentos não sejam trocados durante anos. Então, ninguém sabe realmente se os rolamentos foram lubrificados regularmente e com o lubrificante certo. Além disso, em muitos casos, não sabemos como é o rolamento por dentro. Já está com algum desgaste? Existem resíduos de massa antigos que podem sobrecarregar o rolamento e possivelmente até superaquecê-lo?

Nessas situações, é difícil obter um resultado satisfatório com a lubrificação automática. Com rolamentos “antigos”, é essencial lubrificar bem as linhas de lubrificação manualmente com a pistola de massa. Isso garante que o simalube funcione sem contrapressão.

 

Pré-lubrifique os componentes

A maioria dos utilizadores está ciente de que linhas de lubrificação longas devem ser pré-lubrificadas com o mesmo lubrificante aplicado pelo lubrificador automático simalube. No entanto, componentes mais pequenos, como bicos de massa, curvas e extensões, muitas vezes são esquecidos, o que não é muito grave para os componentes em si, mas faz com que o lubrificante demore mais para chegar ao rolamento onde é realmente necessário. Se todos os componentes estiverem pré-lubrificados e já preenchidos com lubrificante, este processo é reduzido em massa.

Adicional: Deve ser possível pré-lubrificar as linhas e pontos de lubrificação manualmente sem nenhum esforço. Se o lubrificante tiver que ser aplicado com muita força, o dispensador não deverá ser montado. A contrapressão está muito alta.

O amplificador de pressão simalube IMPULSE também deve ser pré-lubrificado para garantir que o lubrificante chegue o mais rápido possível ao ponto a ser fornecido. O vídeo de animação a seguir mostra exatamente como funciona o enchimento do booster de pressão IMPULSE:




 

Instalar correctamente o simalube




O lubrificador simalube é fácil de usar e quase autoexplicativo. Então, não há nada a temer. No entanto, especialmente para a instalação inicial, é importante seguir as etapas de instalação mais importantes uma a uma. Os perigos potenciais que podem afetar uma instalação com um sistema de lubrificação automática incluem vibração, calor excessivo (> +55°C) e temperaturas extremamente baixas (< -20°C). Mas, também, a contrapressão muito alta, desencadeada por linhas de lubrificação muito longas e/ou estreitas ou pela própria aplicação, pode fazer com que os distribuidores de lubrificante funcionem apenas de forma limitada ou não funcionem. Neste caso, o dispensador não esvazia completamente, apenas parcialmente, e o ponto de lubrificação não é abastecido com a quantidade de lubrificação desejada. Para aplicações que foram previamente lubrificadas de forma irregular e manual, provavelmente não há ocorrência de danos adicionais. No entanto, também existem aplicações sensíveis que dependem de lubrificação precisa. Aqui, é ainda mais importante aplicar continuamente a quantidade correta de lubrificante. Uma falha de um distribuidor automático de lubrificante aqui pode causar grandes danos ao rolamento.



Ao instalar um sistema de lubrificação automática pela primeira vez, nem sempre fica claro como deve ser uma instalação ideal. Se tiver que enfrentar vários desafios, como espaços apertados e condições ambientais adversas, como alta humidade, poeira, produtos químicos, etc., as instalações iniciais podem parecer problemas aparentemente insolúveis. Neste caso, recomendamos que recorra à ajuda equipa técnica JUNCOR!


Mesmo que não haja uma solução padrão para cada aplicação, já instalamos com sucesso inúmeros simalubes para clientes em todo o país e conseguimos encontrar soluções para uma ampla variedade de problemas de lubrificação. Portanto, é importante, especialmente para aplicações especiais com condições desafiadoras, verificar a instalação inicial em intervalos regulares.

 

O lubrificante certo é tão importante quanto a instalação correta

Uma instalação só pode funcionar sem problemas se todos os parâmetros estiverem corretos. Isso inclui não apenas os acessórios certos, mas também o lubrificante certo. Para rolamentos que até agora foram lubrificados à mão e requerem lubrificantes especiais, deve ser esclarecido se o lubrificante funcionará em tais sistemas de lubrificação antes de mudar para lubrificadores automáticos. Isso porque, dependendo do lubrificante, pode ocorrer a separação do óleo quando utilizado em sistemas de lubrificação automática, como o sistema de lubrificação monoponto simalube, o que significa que o cartucho de lubrificante não pode esvaziar completamente, ficando resíduos na carcaça do dispensador. O próprio ponto de lubrificação não é suficientemente abastecido com lubrificante, o que, por sua vez, pode levar a falhas nos rolamentos. Portanto, é importante esclarecer se lubrificantes que ainda não foram usados ​​com sucesso em outros sistemas de lubrificação são realmente adequados para dispensadores de lubrificante. A simatec realiza esses testes no seu laboratório em Wangen an der Aare. Um lubrificante é testado em 3 unidades diferentes e sob diferentes condições: ajustado para 1 mês à temperatura ambiente, ajustado para 3 meses à temperatura ambiente e ajustado para 1 mês à temperatura ambiente de 55°C. Os resultados são resumidos e coletados num livro de referência. O livro de referência já inclui um grande número de lubrificantes testados e está em constante expansão.

As imagens a seguir mostram os resultados do teste de um lubrificante em todos os 3 níveis. Este lubrificante foi declarado “condicionalmente utilizável” devido à sua mudança de consistência nos diferentes níveis, o que significa que o lubrificante funciona perfeitamente por curtos períodos de uso de um mês e à temperatura ambiente (20°C) em cartuchos de lubrificante simalube, mas mostra uma separação de óleo em temperaturas mais altas e durante longos períodos de uso e não é recomendado para tais aplicações.

Ainda mais importante do que uma separação de óleo é se o dispensador esvazia. Portanto, o nível do pistão é sempre anotado após cada teste.


    

 


O que deve ser feito se algo correr mal?

Desde que as instalações iniciais sejam bem observadas e controladas, não ocorrerão grandes danos, mesmo que uma abordagem de solução inicial se revele inadequada. É importante documentar como um ponto de lubrificação ou uma máquina se comportou desde a instalação inicial (qualquer alteração no ruído, cheiros desconhecidos, alterações na aparência, etc.). O próprio dispensador também pode fornecer pistas sobre por que uma instalação não está funcionando. Um exemplo disso: com um dispensador ajustado para 2 meses, o pistão mal se moveu e, quando o dispensador é removido, o lubrificante acumulado  acaba. Isso mostra que o lubrificador funcionaria corretamente, mas não tem pressão suficiente para abastecer o ponto de lubrificação com o lubrificante. Conclusão: a contrapressão é muito alta. Neste caso, a causa deve ser determinada. A melhor maneira de fazer isso é pelo processo de eliminação. Primeiro, se houver uma linha de lubrificação, ela deve ser desconectada do ponto de lubrificação. Depois disso, o ponto de lubrificação pode ser verificado primeiro e depois a linha. Ambos devem poder ser lubrificados completamente com a pistola de massa sem força. Geralmente, o dispensador deve ser montado diretamente no ponto de lubrificação sempre que possível. Se for necessária uma linha de lubrificação entre o dispensador e o ponto de lubrificação, a linha deve ser sempre tão longa quanto necessário, mas também o mais curta possível para evitar contrapressão desnecessária. As juntas de cotovelo também devem ser evitadas o máximo possível e o diâmetro interno da linha ou mangueira deve ser de um mínimo de 6mm. Uma redução na seção transversal da linha só deve ser instalada diretamente no ponto de lubrificação se isso não puder ser evitado. Se o ponto de lubrificação também não puder ser lubrificado completamente com a pistola de massa, o rolamento deve ser descoberto e verificado. Para linhas de lubrificação mais longas de até 4 m de comprimento, o amplificador de pressão simalube IMPULSE (máx. 10 bar) pode alcançar o resultado desejado.

Se tiver alguma dúvida sobre instalações e lubrificantes, ou se não tiver certeza sobre as primeiras aplicações, a nossa equipa terá gosto em ajudar. Graças a várias fotos, vídeos e informações detalhadas sobre o ponto de lubrificação, o aconselhamento também pode ser dado remotamente. Com nossa rede comercial nacional, também garantimos estar o mais próximo possível dos nossos clientes. Contacte-nos.