Aquecimento fácil e rápido de componentes pesados numa cimenteira

05 Abril 2018



Maior segurança no trabalho com aquecedores por indução simatherm

 Uma cimenteira da Polónia usa aquecedores de indução simatherm para o aquecimento de componentes mecânicos.

 

A mais antiga cimenteira no ativo na Polónia já aquecia rolamentos e outros componentes anulares para facilitar a montagem. Os métodos utilizados dependiam do tamanho das peças; um banho de óleo para peças maiores e um pequeno aquecedor de indução para peças mais pequenas. O banho de óleo era lento, sujo e potencialmente perigoso, com o óleo quente a pingar dos componentes à medida que eles eram transportados à pressa para a área de montagem.
A parceira de distribuição simatec da Polónia, Margo, fez uma apresentação profi ssional dos aquecedores de indução da simatherm e explicou os seus benefícios específi cos. O aquecimento por indução é muito efi ciente, pois ocorre dentro do próprio material do componente e não requer um meio de transferência, como óleo (em banho) ou ar (num forno). A economia de tempo é considerável; o banho de óleo precisava de várias horas para aquecer as peças grandes, enquanto que com o IH 210 temos peças limpas, aquecidas com precisão para a temperatura necessária, em apenas 40 minutos. O aquecedor também é pequeno e leve o sufi ciente para ser posicionado próximo a cada ponto de montagem, minimizando a distância de movimentação do componente quente. Isso aumenta substancialmente a segurança do trabalho, é mais económico e melhora a fi abilidade do processo.
Devido a estas vantagens, o cliente decidiu comprar um IH 210F com um ventilador de refrigeração. O cliente está muito satisfeito com o novo aquecedor simatherm. Peças grandes como o cubo de acopolamento representado podem agora ser aquecidas de forma económica e segura.


   

O simatherm IH 210F aquece o cubo de acoplamento


 

O cubo de acoplamento é aquecido a 110°C em menos de 10 minutos.


Aplicações de simatherm em cimenteiras:

-Flanges;

-Chumaceiras;

-Rolamentos;

-Vedantes;

-Pinhões;

-Engrenagens;

-Casquilhos.


Benefícios do simatherm IH 210 sobre o banho de óleo:

-Aquece em minutos, não em horas

-Componentes limpos e desmagnetizados

-O aquecedor pode ser movido para onde for necessário

-Nenhum risco de queimaduras devido a salpicos de óleo

-Não há libertação de vapores nocivos

-Fácil de usar. Não é necessário limpara o óleo do componente.


CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO CATÁLOGO SIMATHERM