Os benefícios dos sistemas automáticos centralizados na lubrificação de rolamentos

Soluções Bijur Delimon para diversas aplicações

31 Julho 2018


Introdução

São vários os estudos que apontam para uma lubrificação inadequada como a principal causa de falhas em rolamentos. As percentagens apontadas variam, mas é sempre esse o factor crítico das avarias deste componente mecânico.

Os sistemas de lubrificação automática, monoponto ou centralizada, assumem assim um papel importante neste desafio crítico aos departamentos de manutenção: como garantir a quantidade de lubrificante certa, no momento certo.

Excesso de lubrificação cria riscos de segurança ou ambientais, enquanto pouca lubrificação causa atrito e desgaste no rolamento.

Assim, os técnicos de manutenção buscam sistemas e métodos que permitam manter os equipamentos na “Zona de Lubrificação Óptima”: os sistemas automáticos aplicam pequenas quantidades de lubrificante, frequentemente, enquanto o equipamento funciona.

A lubrificação manual, por sua vez, facilita a contaminação do rolamento, causando desgaste e falhas prematuras. O desenho fechado de um sistema automático mantém os contaminantes afastados, permitindo maior vida útil do rolamento e menor tempo de inactividade.

 

Sistemas “Single Line”


Os equipamentos “Single Line” da Bijur Delimon são sistemas de lubrificação a óleo de baixa pressão projetados para máquinas leves ou médias que exigem até 100 pontos de lubrificação. Dois tipos de sistemas (manual e automático) estão disponíveis para atender praticamente qualquer aplicação industrial:

1 - Os sistemas manuais são ideais para máquinas que podem ser lubrificadas ocasionalmente por um sistema de descarga de óleo operado manualmente e intermitentemente alimentado.

2 – Os sistemas automáticos são ideais para máquinas que exigem uma descarga ininterrupta de óleo, seja com tempo regular ou contínuo. Os sistemas automáticos são accionados por um mecanismo de temporização independente ou por um mecanismo de accionamento mecânico conectado ao equipamento que está sendo lubrificado.

Vantagens

São compactos, económicos e relativamente simples de operar e manter. O sistema é ideal para máquinas ou equipamentos que exibem clusters de rolamentos ou grupos de rolamentos bem configurados.

Uma descarga precisamente controlada de óleo é fornecida a cada ponto enquanto a máquina está em operação. O sistema fornece uma película limpa de óleo entre as superfícies críticas do rolamento para manter o atrito e o desgaste no mínimo. A vida útil das máquinas é estendida e a eficiência da produção é mantida.

 

Sistemas Injetores de Deslocamento Positivo

Concebidos para sistemas de lubrificação a óleo ou massa de baixa ou média pressão. Sistemas precisos na entrega do lubrificante, sendo alguns modelos ajustáveis, ou seja, um único coletor de injetor pode ser usado para fornecer diferentes quantidades de óleo ou massa a diferentes pontos de fricção.

Os injetores são alternadamente ativados e desativados em intervalos regulares. As descargas de óleo e massa ocorrem dos injetores quando o sistema atinge a pressão operacional.

 

Sistemas Dualine

Os sistemas de lubrificação Dualine são encontrados em praticamente todos os setores nos quais a operação contínua é necessária. Da produção de aço à celulose e papel, dos equipamentos de mineração às máquinas-ferramenta, a aplicação automática do lubrificante proporciona benefícios significativos ao utilizador do equipamento.

Vantagens dos sistemas Dualine

  • Económicos para um sistema com mais de 20 pontos de rolamento.
  • Podem ser adicionados pontos de lubrificação facilmente sem reprojetar o sistema total.
  • Um bloqueio entre a linha de alimentação e o rolamento não desligará o sistema; as chumaceiras restantes continuarão a ser lubrificadas.
  • Existem indicadores de lubrificação positivos para cada ponto de rolamento.
  • Capacidade de substituir positivamente uma ampla gama de lubrificantes de óleo leve a massa de grau 2.
  • O volume de descarga de lubrificação em cada rolamento é totalmente ajustável mesmo após o arranque.

 

 

Sistemas progressivos

Geralmente usados em máquinas e equipamentos de médio porte. Bombas robustas são conectadas a válvulas divisoras, algumas das quais são modulares, permitindo fácil instalação, modificação e manutenção, sem a remoção de qualquer tubulação.

Blocos divisores de lubrificante de movimento progressivo operam numa sequência pré-definida para fácil monitorização da operação do sistema através de um pino indicador móvel. A descarga de um lubrificador força o movimento sequencial dos pistões dentro do bloco divisor, que desloca quantidades volumétricas fixas de lubrificante para cada ponto conectado à rede do sistema.

 

Conclusão / Sistemas especiais

Desde sistemas de ar / óleo para lubrificação de eixos de alta velocidade, aos sistemas patenteados de recuperação de fluidos, a Bijur Delimon possui uma ampla variedade de produtos para a indústria. Sejam quais forem as necessidades de lubrificação, a marca possui um produto que pode ajudar os departamentos de manutenção a obterem mais eficiência nas suas máquinas e equipamentos.