Lubrificação de engrenagens

28 Janeiro 2019


Lubrificação contínua


Lubrificação contínua significa que o lubrificante chega sem interrupção ao ponto de fricção (engrenagem do dente).

A quantidade de lubrificante pode oscilar entre quantidades abundantes ou uma lubrificação mínima.

A lubrificação contínua, como a lubrificação por banho de imersão ou transferência, é forçada. Quando se utilizam dispositivos auxiliares e suplementares para a lubrificação, como é o caso do sistema da lubrificação por circulação, falamos de uma lubrificação não forçada.

 

Lubrificação por banho de imersão




Basicamente, a lubrificação por banho de imersão forma parte dos sistemas mais seguros de aplicação e lubrificante, sempre e quando o banho possui lubrificante em quantidade suficiente e que a carcaça do sistema esteja hermeticamente fechada, a fim de evitar perdas de lubrificante. Por outro lado, devem ser utilizados lubrificantes mais eficazes em rendimento e limites de aplicação, que os lubrificantes clássicos comuns à base de betume. Os fluídos modernos, especificamente desenvolvidos para a lubrificação de transmissões de coroa dentada, cuja consistência e comportamento de fluidez adaptam-se ao modo de trabalho específico, incrementam claramente a efectividade da lubrificação por banho de imersão.


É também muito importante conhecer exactamente os limites de aplicação destes lubrificantes para evitar temperaturas ambientes excessivamente altas ou baixas, como pode ocorrer no sistema de transmissão.


A segurança do sistema de lubrificação por banho de imersão é baseada num fornecimento forçado de lubrificante por meio do pinhão ou da coroa dentada. Para garantir esta segurança e para evitar lubrificações insuficientes causadas por fugas e/ou perdas através das juntas e da carcaça de protecção da coroa dentada, é preciso realizar periodicamente uma revisão do nível em períodos regulares.


O fecho hermético, frequentemente insuficiente, entre o corpo de transmissão e a coroa dentada, facilita a entrada de pó, areia, partículas, água, etc., no banho de imersão. Devido à lubrificação forçada não se pode tão pouco evitar que também chegue à engrenagem qualquer tipo de sujidade, ocasionando assim um desgaste elevado por abrasividade.


Para evitar este desgaste deve-se mudar frequentemente o banho.


Para assegurar um trabalho impecável e duradouro destas transmissões, os lubrificante devem cumprir os seguintes requisitos:


- estar isentos de solventes


- ter um bom comportamento de refluxo; evitar a formação de “ranhuras” debaixo das temperaturas ambientais existentes, especialmente em caso de coroa dentada submersa


- apresentar um comportamento viscosidade-temperatura que torne desnecessário tanto o aquecimento do banho, como a refrigeração do lubrificante


- reduzida perda por evaporação


- substituição e eliminação simples


- a eficácia quanto ao suporte de carga e ao comportamento de protecção anti-desgaste deverá ser comprovada através de máquina específica para o efeito; o lubrificante deve cumprir as exigências actuais para engrenagens.