CASO DE SUCESSO: 4 dias e uma poupança de 2,3 milhões de euros

Grande rolamento partido poupa tempo e dinheiro numa siderurgia britânica

30 Agosto 2019



O grupo britânico Tata Steel opera uma siderurgia para a produção de aço laminado em quente, laminado em frio e revestido por imersão em Port Talbot, Gales. Para isso são utilizados os conversores de oxigénio. Depois da falha repentina de um rolamento devido a desgaste, foi necessário substituir os rolamentos da extremidade principal de um dos dois conversores. Normalmente, a substituição dos rolamentos autocompensadores de rolos, que pesam toneladas, demora geralmente cerca de duas semanas. Esta perda de produção representa uma perda considerável de benefícios para o operador da fábrica.


A solução da Schaeffler poupa quatro dias de montagem
A Schaeffler UK planeou a substituição dos rolamentos e, considerando os requisitos do cliente, determinou detalhadamente os rolamentos que deveriam ser utilizados para a substituição e a ordem de troca dos mesmos, bem como os métodos e ferramentas que seriam utilizados. Assim, foi reutilizado um rolamento autocompensador de rolos não partido para o lado do rolamento livre.


No entanto, o rolamento fixo do lado do acionamento foi substituído por um rolamento autocompensador de rolos partido FAG. Este tipo de rolamento especial é normalmente usado quando o rolamento deve ser substituído com a maior rapidez possível. Uma vantagem essencial na montagem do rolamento partido consistia no facto de que não era necessário desmontar a transmissão do conversor de oxigénio. Consequentemente, a substituição dos rolamentos poderia ser concluída em dez dias, em vez de catorze.


CIQUE PARA SABER MAIS