Cantos abertos vs. Cantos fechados em tapetes transportadores de borracha

24 Setembro 2019

Muitos clientes mostram preocupação sobre o fornecimento de tapetes transportadores com os cantos abertos, temendo que com o tempo e o uso, as diversas camadas sejam afectadas por contaminantes externos, ou pelo desgaste.


Diz-nos a experiência com milhares de tapetes aplicados e em funcionamento que tal preocupação não tem, hoje em dia, justificação.


Há muitos anos, as telas precisavam de protecção, dado que eram feitas de fibras de algodão. Como tal, absorviam humidade e eram afectadas por todo o ambiente exterior. Atualmente todas os tapetes são produzidos com telas totalmente sintéticas (EP significa poliamida poliéster) e, portanto, não precisam de protecção.


Um teste simples pode ser feito: corte um pequeno pedaço do tapete e coloque na água durante vários dias. Irá constatar que não haverá qualquer tipo de absorção!


Analisemos as fotos abaixo, de dois tapetes, um com cantos fechados (esquerda) e outro com cantos abertos (direita):



Cantos fechados Cantos abertos

 


O que tem os cantos fechados, naquele ponto específico, é feito apenas com borracha, sem qualquer tipo de reforço. É por esta razão que, frequentemente, vemos tapetes em funcionamento com os cantos aparentando terem sido “mordidos” por um animal, devido ao contacto com a estrutura do transportador ou outro qualquer componente.


É por este motivo que geralmente os fabricantes com quem a JUNCOR trabalha recomendam o uso de cantos abertos. Aliás, na actualidade, o volume de produção de tapetes com os cantos fechados representa apenas uma pequena parte do fabrico mundial.