Vantagens dos sistemas de transmissão por corrente

07 Outobro 2019




As transmissões por corrente assumem uma posição especial no grande grupo de meios de accionamento para a transmissão de potência e binário. A grande vantagem desse tipo de conexão controlada é a velocidade relativa constante entre os veios motriz e mandado e a eliminação completa do deslizamento, em comparação com outros accionamentos (por exemplo, por correia), onde o deslizamento, muitas vezes, só pode ser evitado pelo elevado tensionamento da correia. As correntes podem ser usadas para transmissão ou transporte para cargas estáticas ou alternadas, com velocidades de baixas ou altas, transmitindo potência entre dois eixos paralelos.


As correntes de elos de aço têm a vantagem da articulação, evitando assim tensões de flexão, como aquelas a que os cabos são submetidos, quando passam sobre as polias. São particularmente vantajosas quando longas distâncias entre eixos precisam ser conectadas e são mais económicas do que as engrenagens, pois o uso necessário de rodas intermediárias com os rolamentos associados é supérfluo. Accionamentos por engrenagem significam uma inversão do sentido de rotação. Os accionamentos por corrente resultam na mesma direcção de transmissão da direcção de rotação.

Representam uma conexão elástica entre os eixos. Para a interposição de rodas de desvio ajustáveis, a fase do movimento rotacional de dois eixos pode ser controlada entre si.


As correntes podem ser engrenadas com rodas dentadas de ambos os lados, como é frequentemente desejado para tracção em várias rodas. Isso também permite uma mudança de direcção. Os accionamentos por corrente são menos sensíveis à sujidade e à falta de manutenção do que as engrenagens ou outros accionamentos e podem ser usados mesmo em temperaturas operacionais mais altas.


As correntes de elo de aço são usadas em toda a engenharia mecânica: construção de máquinas-ferramenta, máquinas de impressão, na indústria têxtil e de embalagens, no transporte e manuseio de materiais, em máquinas agrícolas e engenharia de construção, em instalações hidráulicas, de mineração e metalúrgica, bem como na construção de veículos e motores.