Limpeza e desinfecção de correias Volta

15 Outobro 2019



Todos os procedimentos de limpeza e desinfecção devem ser reexaminados periodicamente para confirmar que o nível de higiene necessário é mantido. A avaliação e inspecção devem ser realizadas para verificar se o cumprimento a longo prazo dos procedimentos é observado, assim como se é cumprida a legislação específica.

Como em qualquer outra operação fabril a limpeza e desinfecção devem ser igualmente documentadas. Se for aplicada uma norma HACCP, estes procedimentos devem ser tratados como Pontos Críticos de Controlo (CCPs).

Se um sistema de qualidade tipo ISO estiver implementado, estes procedimentos devem ser integrado no sistema.

É vital que todos os procedimentos de limpeza considerem os seguintes factores críticos que podem afectar os níveis de higiene e influenciar a longevidade da própria correia:

 

• A duração de tempo em que a correia é exposta à substância desinfectante / de limpeza.

 

• A concentração dos produtos químicos de limpeza / desinfecção.

 

• A temperatura ambiente.

 

• A construção do transportador.

 


Informação geral:

• A segurança é uma preocupação primária; deve cumprir toda a legislação de saúde e segurança e utilizar o bom senso ao lidar com qualquer máquina. Deve-se tomar um cuidado especial ao redor da zona das polias ou dos rolos, onde se podem prender facilmente partes do corpo e causar ferimentos graves.

 

• A maioria dos grandes fabricantes de detergentes e solventes de limpeza testou os efeitos dos seus produtos nas correias Volta e, portanto, pode recomendar a melhor solução para sua aplicação.

 

• Ao converter de correias modulares para correias “Volta Positive Drive” o procedimento de limpeza pode ser simplificado e o uso de produtos químicos altamente concentrados pode ser reduzido. É recomendável que reavalie o seu procedimento para poupar tempo, usar menos água e menos produtos químicos. Ao reavaliar o procedimento, pode também reduzir custos e aumentar a vida útil da correia.

 

• Não recomendamos que remova as correias Volta para imersão. Esse procedimento foi desenvolvido para combater o baixo nível de higiene das correias modulares e geralmente não é necessário uma vez instaladas as correias “Volta Positive Drive”, nas quais é aconselhado a reavaliar seu procedimento de limpeza. Se ainda sente a necessidade de realizar a fase de imersão, a Volta pode oferecer uma solução de ligador que permite a remoção frequente da correia. Sugerimos que entre em contacto com a JUNCOR para avaliar o efeito que isso poderia ter na correia.

 

• Uma das recomendações mais importantes sobre a limpeza é garantir que a correia seja deixada o mais seca possível no final do processo; quaisquer sobras de de água reduzirão a vida útil da correia

 

Dicas sobre procedimentos de limpeza

1) Pare e desconecte completamente qualquer fluxo elétrico no transportador.

 

2) Solte a unidade de tensão rápida.

 

3) Remoção de resíduos de produtos a granel.

Aconselhamos a não usar ferramentas afiadas ou escovas de metal / lã de arame duras para remover o material preso; uma ferramenta plana de baixa fricção ou pano macio deve ser usada para soltar os restos, se necessário.

 

4) Pré-lavagem

Para remover qualquer resíduo de alimento restante, a superfície da correia deve ser enxaguada abundantemente usando água a baixa pressão entre 130 ° F / 54 ° C e 160 ° F / 71 ° C.

A pressão da água usada deve estar entre 10 e 15 Bar. Uma pré-lavagem completa pode reduzir a quantidade de produtos químicos necessários no processo de limpeza. Deve evitar lavagem da superfície da correia com jato de água de alta pressão.

 

5) Espuma

A selecção do tipo de detergente mais adequado dependerá do carácter do produto transportado. Recomendamos que consulte o seu fornecedor de detergente para obter melhores resultados de limpeza e danos mínimos possíveis à superfície da correia.

 

Detergente de espuma alcalino suave comumente usado, detergente de espuma ácida ou detergente de espuma alcalina clorada com concentração de 2 a 3% e tempo de aplicação cerca de 15 minutos, são seguros para uso em todas as correias Volta.

 

6) Pós-lavagem

O processo de pós-lavagem é garantir que todas as partes restantes do desperdício do produto são removidas do equipamento. Durante esse processo, também é importante certificar-se que todos os resíduos químicos sejam completamente removidos. Lavar com água morna a pressão baixa é o melhor para esta etapa do processo. A temperatura da água não deve exceder 130 ° F / 54 ° C a 160 ° F / 71 ° C. Qualquer produto químico residual pode causar danos à correia transportadora e reduzir sua vida útil.

 

7) Desinfectantes adicionais.

É altamente importante garantir que a sua correia tenha sido meticulosamente limpa antes de iniciar o processo de desinfecção. Os produtos químicos de desinfecção não terão qualquer efeito sobre uma superfície que não esteja completamente limpa.

 

Quanto ao estágio de formação de espuma, a selecção do tipo de detergente mais adequado dependerá da carácter do produto transportado. Recomendamos que consulte o seu fornecedor de detergente para obter melhores resultados de limpeza e danos mínimos possíveis à superfície da correia.

 

Espuma de desinfecção neutra comumente usada, desinfecção por ácido acético e alcalino com concentração de 1‐2% e tempo de aplicação de cerca de 15 minutos são seguros para uso em todas as correias Volta.

Vários tipos de desinfectantes químicos agem de maneira diferente em certos grupos de bactérias e sob certas faixas de pH. Para obter o efeito de desinfecção máximo, recomenda-se alternar periodicamente o tipo de desinfectante químico aplicado.

Se o uso de cloro nesta fase não é recomendado exceder 200ppm, o ozono poderá ser usado de acordo com a regulamentação de saúde e segurança.

 

Lista de verificação após o procedimento de limpeza:

1. É muito importante que todos os resíduos químicos sejam enxaguados da superfície da correia.

2. Certifique-se de que a correia seja deixada o mais seca possível no final do processo; quaisquer sobras de água reduzirão a vida útil da correia. Opere o transportador ou levante a correia para drenar o excesso de água.

 

Lista de verificação antes de activar sua linha de produção:

1. Os resíduos químicos foram enxaguados da correia.

2. A tensão (se necessário) foi restaurada na medida correta.

3. O rastreamento da correia é restaurado.

4. Não há obstruções ao longo do transportador que possam impedir a correia de funcionar sem problemas.

5. A correia não é aspirada presa ao transportador.

 

Dicas para construções de transportadores (devem cumprir a legislação de saúde e segurança):

1. Todo o equipamento da fábrica deve ser projectado para ser adequadamente lavável.

2. Devem ser montadas protecções laterais abertas - ou laterais removíveis para facilitar o acesso a lavagem interna.

3. Crie um design de fluxo natural - evite pontos onde o lixo e fluídos se possam acumular.

4. Inclua uma unidade de tensão rápida - permite libertação fácil da tensão e elevação da correia para lavagem interna.

5. Transportador de lado(s) aberto(s) - uma solução possível para fácil remoção e remontagem de correia sem fim.


Informação Volta Belting Technology  Novembro de 2017


CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESTA INFORMAÇÃO