Alinhamento de correntes e rodas dentadas

28 Janeiro 2020

O alinhamento preciso da corrente tem um efeito significativo na sua vida útil. Deve-se ter um cuidado especial para garantir que os eixos sejam paralelos e com o alinhamento das rodas da corrente. Como orientação para transmissões de corrente de marcha lenta, é fornecida uma tolerância de desalinhamento de 0,2 mm por cada 100mm de distância entre centros.


No caso de accionamentos mais rápidos, como em motores de combustão e com curtas distâncias entre centros, o desalinhamento das rodas não deve exceder 0,1 mm.

Com transmissões de distância entre centros curta e centros de roda verticais, a corrente deve ser apoiada por meio de uma guia.

Quando o desalinhamento exceder o valor especificado ou se não houver suporte no caso dos centros verticais das rodas dentadas, os elos internos interferem nos dentes da roda, resultando em batidas contínuas nas placas do elo interno, que são eventualmente empurradas para fora até ao contacto com as placas de ligação externa e, assim, reduzem a liberdade de movimento da ligação. Além disso, vibrações laterais são produzidas, o que acelera o desgaste da corrente.