Manutenção de correntes de transmissão

02 Março 2020

Durante as inspecções visuais regulares, deve-se prestar especial atenção ao alongamento devido ao desgaste, tensão, condições de lubrificação e evidência de desgaste devido a erros de guiamento.


Verificando o alongamento máximo permissível devido ao desgaste:

 




O comprimento de uma corrente é definido pelo passo p e pelo número de elos X. No decorrer do tempo, ocorre o alongamento devido ao desgaste, e geralmente isso pode ser medido sem remover a corrente. A diferença da medição precisa com uma carga de medição especificada é pequena se as medições forem realizadas no maior número possível de elos da corrente, aproximadamente 20 a 40.


A corrente deve ser substituída:

Max.

3%

Para transmissões simples

Ca.

2%

Para transmissões de elevada performance

Ca.

1%

Para aplicações específicas (operação ou posicionamento síncrono)

 


O retensionamento controlado das correntes tem um efeito muito positivo na sua vida útil. Retensionamento extremo deve ser evitado, assim como a folga excessiva. Um valor orientativo seria de aprox. 5% da força real de tracção da corrente. No caso de correntes que funcionam paralelamente, as duas devem ser tensionadas igualmente, na melhor das hipóteses por um eixo comum para as duas rodas dentadas. Se nenhum dispositivo automático de tensionamento da corrente estiver disponível, a corrente deverá ser ajustada manualmente, alterando a distância entre os eixos da roda dentada.


Uma possibilidade adicional com accionamentos longos é encurtar a corrente removendo elos individuais, desde que o desgaste seja relativamente leve.


Várias ferramentas estão disponíveis para desmontar e remontar a corrente.


Antes da relubrificação, as correntes e as rodas dentadas devem ser limpas para remover a contaminação e permitir que o lubrificante penetre pela parte traseira das placas. A superfície da corrente também pode ser limpa usando um solvente apropriado.


Imersão e lavagem completas não são recomendadas, pois o agente de limpeza não evapora completamente da corrente e, portanto, a penetração do lubrificante novo é obstruída.

Durante a inspecção visual, deve-se prestar atenção à evidência de marcas de desgaste da placa de ligação da corrente devido a erros de guiamento.

São causadas por rodas dentadas ou guias desalinhadas ou por correntes que não estão em paralelo.


Valores de orientação para desvios de alinhamento por separação de eixo de 100 mm:

  • 0,1 mm com accionamentos rápidos e espaçamento entre eixos reduzido;
  • 0,2 mm com unidades de funcionamento lento. As rodas dentadas devem ser inspeccionadas constantemente e, se necessário, substituídas. Não recomendamos que novas correntes sejam usadas com rodas dentadas gastas.