A pirataria de produtos e marcas, um risco maior

03 Março 2020


Uma nova forma de minimizar os riscos: Estas falsificações já não podem prejudicar ninguém


As falsificações são perigosas, tanto para os distribuidores como para o cliente final.

Os rolamentos falsificados diferem dos produtos originais e nunca cumprem os requisitos no que diz respeito a materiais, tolerâncias, rendimento e duração de vida útil, para mencionar apenas alguns aspetos-chave. De facto, a falsificação é uma fonte contínua de problemas para os operadores e pode inclusivamente provocar a paragem completa de todos os equipamentos de produção. 
 
Como distribuidor, se vende produtos falsificados, não corre apenas o risco de perder clientes e boa reputação. Também pode sofrer perdas com a compra de bens sem valor e, em alguns casos, pode até ser denunciado às autoridades. Porque a aquisição de produtos falsificados pode constituir um delito grave.

Um caso de dupla falsificação em Israel: rolamentos falsificados e certificado falsificado!


600 rolamentos falsificados acabaram numa prensa de sucata em Israel. O que sucedeu? O distribuidor comprava de uma fonte confiável, mas o prazo de entrega era demasiado longo para o cliente, que insistiu com o distribuidor para comprar os rolamentos mais rapidamente. Como consequência, o distribuidor realizou uma procura e encontrou uma empresa com sede em Hong Kong que poderia entregar os rolamentos no curto prazo e que dispunha de um certificado como distribuidor autorizado. No entanto, o cliente detectou determinadas irregularidades nos rolamentos e solicitou uma inspecção à Schaeffler. O resultado: Tanto os rolamentos como o certificado eram falsos. No final, foi o distribuidor quem sofreu os danos.


Alemanha, Espanha, Itália… de onde vêm as falsificações?
Para investigar um caso suspeito de falsificação, a Schaeffler verificou as existências de um distribuidor alemão e encontrou o que procurava. No entanto, as falsificações vinham de um distribuidor localizado em Espanha. Este defendeu a sua inocência e pediu à marca que o excluísse das suspeitas. No entanto, nas suas instalações, foram encontradas mais falsificações, pelo que o distribuidor revelou a sua fonte: um fornecedor de Itália que já era conhecido sob nomes diferentes de casos anteriores. As inspecções iniciais realizadas nos dois locais italianos não foram bem-sucedidas; pelo que a procura da fonte destas falsificações ainda não foi concluída. As consequências económicas e legais para os implicados são já consideráveis: Danos no valor de seis dígitos, uma declaração de cessação da atividade infratora e muito mais. 

Conclusão:
A falsificação de produtos é um negócio arriscado. Encontrará mais informações sobre este tema e sobre como se pode proteger junto da nossa equipa: 


rolamentos@juncor.pt  22 619 7 63