Serviço de Medição de Tensionamento de Correias de Transmissão

28 Maio 2020

Em transmissões de grande dimensão, com exigências ao mais alto nível, um tensionamento preciso das correias é um factor crítico, que requer métodos avançados e fiáveis de medição.



A equipa de engenheiros da JUNCOR dispõe de equipamentos e procedimentos que asseguram um tensionamento preciso e adequado à sua aplicação.

Um desses equipamentos é o medidor de frequência optibelt TT.



Este avançado equipamento digital, destina-se a ler a pré-tensão de correias de transmissão através da medição da frequência obtida.

Graças à sua construção compacta pode ser utilizado de forma universal nos variados tipos de accionamentos de transmissão de potência na indústria transformadora e em muitas outras aplicações industriais.

O optibelt TT pode mesmo ser facilmente usado em pontos de difícil acesso, de modo a que seja possível verificar, de forma e eficaz, os valores de tensão prévia das correias.


Colocado em serviço, o aparelho fica imediatamente pronto para a determinação da tensão. A cabeça de medição deve ser colocada sobre as correias a medir (dois pontos de luz LED vermelhos ajudam no posicionamento).

Em seguida, a correia previamente tensionada é posta a vibrar (dedilhar/tocar com o dedo é suficiente). O optibelt TT inicia o registo de dados e mostra o resultado em Hertz [Hz].

A característica, a cor, o tipo de correia e o ruído envolvente não têm influência sobre a medição realizada.

O valor da pré-tensão obtido é comparado com o valor calculado através do programa de cálculo CAP 6.0 software gratuito disponível no site da optibelt.

 

VANTAGENS

Métodos de medição sem avarias:

  • EM: ondas eletromagnéticas
  • AC: aceleração, integrada


Ecrã grande de leitura fácil:

  • 43 mm de largura e 58 mm de altura, iluminado e colorido


Também para grandes distâncias entre centros, através da ampla gama de frequências:

  • AC: 1 - 16 Hz EM: 6 - 600 Hz


Possível carregar através de USB


Manuseamento simples da cabeça de medição:

  • Dois pontos de luz LED vermelhos na correia ajudam no posicionamento


Função automática de desconexão


Para correias de difícil acesso:

  • ”pescoço de cisne” flexível (EM)
  • cabo de 250 mm (AC)


Para mais informações sobre o Optibelt TT Line ou sobre o nosso Serviço de Tensionamento, contacte-nos através dos emails:

  • vendasporto@juncor.pt
  • vendaslisboa@juncort.pt