Ferramentas de manutenção preventiva e as suas vantagens

14 Julho 2020

Sendo natural que uma manutenção programada, ou preditiva, ajuda a reduzir os riscos de acidentes quer para máquinas, quer para homens, existem no mercado ferramentas que contribuem também para um ambiente de trabalho mais seguro, seja por reduzirem, ou até mesmo, eliminarem a intervenção humana com os equipamentos em laboração, seja por ajudarem na planificação e antecipação das actividades de manutenção.

 

Transmissões por correias trapezoidais e dentadas

Para maior segurança e fiabilidade das transmissões por correias trapezoidais e dentadas, a Optibelt dispõe de dispositivos manuais - Optikrik



– e digitais - TT Line




- para a medição da pré-tensão adequada das correias. No mesmo sentido, o Laser Point II ajuda a uma medição rigorosa paralela e angular do desalinhamento de polias.


 

Transmissões por corrente metálica

O Iwis CCM é um equipamento digital para medição do alongamento da corrente em operação e consequente aviso antecipado do desgaste real, tornando fácil o planeamento das operações e evitando paragens intempestivas.



É uma importante ferramenta de suporte à tomada de decisão, pois define a necessidade de substituição da corrente, dando aos intervenientes a possibilidade de gerir a produção e os aprovisionamentos de forma mais real e tangível.

Vantagens:

- fim das paragens prolongadas em máquinas por quebra súbita da corrente, optimizando o timing para decisão de compra dos componentes.

- sistema de medição seguro, sem contacto directo com a corrente

- possibilidade exportar dados de monitorização para avaliação de tendências.

 

Inspecção de transportadores



Este serviço prestado pela JUNCOR consiste na caracterização do estado actual da tela (empalme, desgaste, alinhamento, etc), rolos, tambores (desgaste, revestimento, vibração, etc.), raspadores (estado, eficiência, etc.), entre outros componentes.

Vantagens

- permite o planeamento antecipado da substituição de componentes do transportador

- evita as paragens prolongadas em transportadores críticos

- evita as paragens intempestivas

- previne acidentes de trabalho

- ajuda a gerir a produção e os aprovisionamentos de forma mais real e tangível.

 

Monitorização da condição e estado dos rolamentos

Na área dos rolamentos têm sido muitos os avanços tecnológicos recentes e o surgimento de soluções 4.0 de apoio às equipas de manutenção, focadas na monitorização da condição e estado.

Na linha da frente das ferramentas desenvolvidas pela Schaeffler está o FAG SmarCheck que, aplicado a motores eléctricos e redutores, separadores e decantadores, fusos e máquinas-ferramenta, compressores e ventiladores, bombas de líquidos e vácuo, permite a detecção precoce de danos e defeitos, dando informações em tempo real e à distância via web, sobre estado das máquinas: potência, pressão, caudal.




Já o FAG GreaseCheck é um sensor de monitorização de lubrificante no rolamento. Fornece a medição do teor de água, desgaste mecânico e térmico, temperatura da massa lubrificante, permitindo uma relubrificação planeada com precisão, adaptada à necessidade real.




 

Lubrificação Automática

Dos clientes activos da Juncor na indústria transformadora, verificamos que cerca de 80% ainda lubrificam de forma manual a maioria dos pontos de lubrificação, dos componentes mecânicos das máquinas em operação.

Fará hoje sentido parar a produção para executar um trabalho manual de lubrificação?

 

Desvantagens da lubrificação manual:

- trabalho intensivo

- horário complexo de trabalho

- excesso ou falta de massa lubrificante

- preocupações com a segurança dos operadores

- tempo curto de vida dos componentes mecânicos das máquinas

- contaminação e desperdício das massas ou óleo lubrificantes utilizados.

 

Todas estas questões podem ser ultrapassadas com recurso a sistemas de lubrificação automática.

Dos clientes activos da Juncor na indústria transformadora verificamos que 50% conhecem os lubrificadores automáticos simalube mas não aplicam nos componentes mecânicos das máquinas em operação!




Vantagens

- fáceis de montar, instalar e pôr em operação

- permitem o enchimento com a massa ou óleo lubrificante do utilizador

- o dimensionamento do tamanho do lubrificador é simples e adequado

- garantem uma lubrificação contínua e fiável durante um período igual ou inferior a 1 ano

- amigos do ambiente pois são reutilizáveis e, mais importante, garantem segurança na manutenção.

 

Dos clientes ativos da Juncor na indústria transformadora verificamos que apenas 25 % dispõe de sistemas automáticos para lubrificação dos componentes mecânicos das máquinas em operação!




Vantagens

- o dimensionamento do sistema é feito por uma equipa especializada da Juncor;

- a lubrificação é rigorosa, controlada e supervisionada a partir da sala de controlo;

- redução significativa do consumo de massa ou óleo lubrificante, com benefícios ambientais;

- um sinal eléctrico permite confirmar a lubrificação de pontos críticos

- possibilidade de ajuste dos intervalos de lubrificação e da quantidade de lubrificante a dispensar.

 

No geral, os sistemas de lubrificação automática:

- ajudam a prevenir e reduzir os riscos de acidentes em trabalhos em altura;

- os pontos de lubrificação de difícil acesso têm garantido um abastecimento permanente, sem necessidade de intervenção humana;

- os espaços reduzidos, com fumo ou temperaturas elevadas deixam de ser um problema.

 

Ferramentas de reforço da segurança

A simatherm e a simatool apresentam um leque de ferramentas adequadas aos processos e montagem e desmontagem de rolamentos e vedantes de forma a evitar acidentes (queimaduras, cortes, prisões e outras lesões) e a assegurar o correcto manuseamento de rolamentos de grande porte (“Bearing Handling Tool“).




 

Novos produtos e indústria 4.0

Para além de alguns produtos já apresentados acima, a JUNCOR disponibiliza soluções que sustentam planos de Manutenção Preditiva, com informação inteligente e acessível.

Exemplo disso é o FAG SmartQB. Trata-se de uma solução completa para a monitorização “24/7” do componente/equipamento, com mensagens de texto a identificar a possível causa de defeito: dano no rolamento, falta de equilibragem, fricção/cavitação, aumentos temperatura e variações básicas.



Outro exemplo são os rolamentos VarioSense da Schaeffler que fornecem, simultaneamente, múltiplos sinais de sensores para monitorizar máquinas e processos numa unidade.



Por fim, destacamos o método de transmissão de dados NFC, sem fios, que detecta e permite aos meios tecnológicos na proximidade de comunicar sem a necessidade de ligação internet. Aplicação: quadros eléctricos de sistemas de comando de lubrificação, manutenção e outros.

 

A JUNCOR, através da sua equipa especializada equalificada apresenta-se como motivadora e facilitadora da adopção destas boaspráticas na Manutenção industrial.