Dê uma prenda ao Planeta

09 Dezembro 2020

O Natal é uma época de magia. Neste ano tão atribulado, com tanto negativismo nas nossas vidas, o Natal será uma época ainda mais importante, para que o lado bom da vida possa inundar os nossos corações.

Entre todos os presentes que vamos trocar, porque não, dar uma prenda ao nosso planeta?

Com uma série de cuidados simples, poderemos ter um Natal mais natural, sustentável, fraterno e ecológico.

Ora veja…


O “ir e vir”


Planeie as suas compras, de modo a reduzir ao mínimo as deslocações, o consumo de combustível e, consequentemente, a poluição.


As Compras

Agora, mais do que nunca, vivemos um período de grande estímulo ao consumo, levando a algumas compras desnecessárias. Compre apenas produtos para os quais tem uma utilização definida e procure opções mais ecológicas e com o menor impacto ambiental possível.


Os Presentes

Para evitar comprar algo inútil, aconselhe-se com pessoas próximas do familiar a quem pretende oferecer a prenda e, em caso de dúvida, pode sempre optar por lhe dar um cartão-presente numa loja ou fazer um donativo em nome dele (o apadrinhamento de um animal selvagem ou lembranças ligadas a causas sociais podem ser uma solução).

Opte por produtos com utilidade e durabilidade, que não estejam embalados em excesso. No caso de produtos alimentares, procure produtos de origem nacional e, se possível, biológica. Nos cosméticos ou perfumaria, decida por prendas o mais naturais possíveis e garanta que não são testadas em animais.


Embrulhos

Idealmente, estes embrulhos deveriam ser todos reutilizados de outras ocasiões. Os efeitos de brilho e cores adicionadas a muitos destes papéis tornam-nos impossíveis de reciclar.


A Árvore


Por esta altura, já terá enfeitado a sua árvore de Natal mas, caso ainda não tenha feito, a melhor opção é mesmo uma árvore artificial que possa utilizar durante vários anos.

Se for mesmo adepto de um pinheiro natural, escolha um que tenha raiz – com um espaço definido para o replantar depois – ou opte por árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), que, por defeito, garantem a sustentabilidade do corte.

Para ser mesmo amigo do ambiente, faça a sua própria árvore, utilizando ramos provenientes de podas ou através de materiais reutilizados que tenha por casa.


As Decorações

Exercite o seu talento para trabalhos manuais e faça os seus enfeites de Natal 100% personalizados utilizando materiais reutilizados.

Ao comprar opte apenas por enfeites que saiba que vai usar durante vários anos e evite peças de decoração muito compostas em termos de materiais – tudo o que envolva vários materiais torna-se difícil de reciclar (papel com brilho, tão comum nesta época natalícia, por exemplo, não pode ser reciclado).


As Iluminações

Opte por lâmpadas mais eficientes e de menor consumo energético. E não as deixe acesas se não estiver ninguém na divisão.


À mesa e na cozinha…


É importante fazer uma lista de compras antes de chegar ao supermercado e restringirmo-nos a ela. É aconselhável confeccionar o máximo que consiga em casa (ao invés de comprar feito), privilegiando produtos regionais, adquiridos em comércio local e biológicos.


Depois da festa…


Não deite no lavatório o óleo dos fritos! Reserve o óleo alimentar usado que sobra e entregue-o para reciclar nos vários pontos de recolha disponíveis.

Para além dos resíduos alimentares, que podem ser facilmente compostados, são muitas as embalagens, papéis de embrulho, garrafas de vidro, pilhas ou óleo alimentar usado, entre tantos outros. É importante saber tratá-los e separá-los da melhor forma. Guarde os papéis de embrulho e laços para reutilizar depois (a maioria destes é composta por partes plásticas que os torna não recicláveis) e encaminhe para o respetivo ecoponto os resíduos que devem ser reciclados.