75 anos de produtos de fricção da Schaeffler

05 Janeiro 2021



Desde o início da Helmut Elges até à liderança tecnológica do Grupo Schaeffler

Os nomes mudam, o compromisso da marca permanece
A partir de 1984, a INA e a FAG (então duas empresas distintas) detiveram participações iguais na Helmut Elges GmbH até à sua integração total no Grupo Schaeffler em 2002. Desde 2017 os produtos são comercializados no mercado com a marca INA da Schaeffler. Assim, os rolamentos ElGES converteram-se nos rolamentos INA, mantendo os mesmos padrões máximos de qualidade. O mesmo é válido para a experiência de desenvolvimento e assessoria acumulada durante décadas, essencial para a realização de importantes projetos e obras de construção em todo o mundo.
 
Marcos importantes da tecnologia: o vedante e a ELGOGLIDE
O programa de produtos comprovados da INA é muito amplo, incluíndo rótulas com diâmetros de furo de até 1.500 mm, casquilhos deslizantes e cabeças de rótula com diâmetros de furo de até 200 mm, assim como soluções específicas para cada cliente. Com isto, a Schaeffler é uma das empresas tecnológicas líderes no mercado mundial! Em especial, a marca orgulha-se de dois desenvolvimentos inovadores: a execução de rótulas vedadas, por exemplo, para máquinas para a construção, e o desenvolvimento do tecido PTFE ELGOGLIDE, que permitiu a produção de rótulas que não requerem manutenção.



As rótulas de grande dimensão e os sistemas de cavilhas da Schaeffler montados na cobertura de vidro da Estação Central de Berlim oferecem a compensação de comprimento necessária na estrutura de aço, por exemplo, quando atuam sobre a mesma o vento e as variações de temperatura

Segurança e estabilidade, com produtos de fricção da Schaeffler
A lista de aplicações dos produtos de fricção é longa: máquinas para a construção, aerogeradores, portas de comboio, escadas mecânicas, pontes suspensas, barragens e construções de coberturas.

Sabia que a estrutura completa da cobertura do estádio de futebol de Wembley é apoiada em duas rótulas Schaeffler? Cada uma suporta 7.500 toneladas e foi desenhada para uma duração de vida útil de 100 anos.

E que a maior rótula fabricada até à data pela Schaeffler, tem um diâmetro exterior de quase dois metros e um peso de 4,7 toneladas. É utilizado numa draga rompedora de sucção em alto mar.