Lubrificação fiável, independentemente de confinamentos ou quarentenas

18 Março 2021


A pandemia está a colocar exigências adicionais na manutenção de equipamentos e máquinas de produção. A disponibilidade de equipamento deve continuar a ser garantida mesmo durante estes tempos difíceis. Muitas instalações em áreas como produção de alimentos, reciclagem, tratamento de águas residuais, produção de energia e extracção de matéria-prima continuam a operar com capacidade total.



A manutenção desses sistemas, em particular a relubrificação dos pontos de apoio, deve ser garantida sem restrições, apesar da situação da Covid-19. Uma paragem não planeada da máquina representaria mais problemas para os operadores. Cadeias de fornecimento de peças sobressalentes incertas ou difícil acesso às salas de produção devido às medidas de segurança do Coronavirus e restrições de viagens agravam o problema.

 

Lubrificador simalube

O lubrificador automático simalube é a ferramenta perfeita para isso. Os pontos de lubrificação são lubrificados automaticamente pelo dispositivo durante o tempo de execução pré-selecionado (1-12 meses). Em princípio, nenhuma inspecção obrigatória do sistema pelo pessoal de manutenção é necessária durante este período. A maneira mais fácil de prolongar o tempo de duração do lubrificador antes de ter que trocá-lo é usar sempre o maior copo possível (simalube 250ml).

 

Trabalhadores de manutenção doentes

Devido à pandemia, agora pode ocorrer o caso de os trabalhadores de manutenção não poderem substituir os dispensadores de lubrificante no horário programado devido a um resultado positivo do teste COVID-19, obrigando-os a entrar em isolamento ou quarentena. A seguir descrevemos como o simalube pode facilmente incorporar segurança adicional que não acarrete nenhum custo operacional extra após a instalação inicial.

 

Lubrificação de emergência garantida por meio de vários adaptadores

Em vez de utilizar um único lubrificador simalube, a lubrificação pode ser realizada simultaneamente no mesmo ponto por dois ou quatro dispositivos. Um adaptador de 2 ou 4 vias é usado para isso.

 


 

Os copos são configurados para dobrar ou quadruplicar o tempo de funcionamento, de modo que a quantidade de lubrificante original seja aplicada no ponto de lubrificação. Os dispensadores também podem ser iniciados como "meio-tempo - retardado". Isso garante que, no caso de uma troca retardada do dispensador devido ao Coronavirus, pelo menos um dispensador continuará a dispensar e o ponto de lubrificação continuará a ser fornecido com pelo menos ½ da quantidade de lubrificação, o que significa que não "secará". Para uma operação "retardada", recomendamos a montagem de válvulas de retenção ou, de preferência, simalube IMPULSE, pois já possuem válvulas de retenção integradas. Isso permite que os dispensadores sejam trocados sem vazamento de massa, mesmo sob contrapressão do ponto de lubrificação. Todos esses métodos aumentam a fiabilidade dos produtos simatec já considerados. Na operação (de longo prazo), não são administrados mais dispensadores de lubrificante do que com uma instalação de dispensador "único" padrão.

 

Exemplo: lubrificação “segura” de bomba com configuração de 3 meses (125ml)

Uma bomba de accionamento é actualmente lubrificada com um lubrificador de 125ml simalube, configurado para 3 meses. Para tornar este ponto crítico de lubrificação ainda mais seguro e independente (em termos de tempo), um adaptador de 2 vias, com dispensadores para 6 meses, ou um adaptador de 4 vias, com dispensadores para 12 meses estão instalados. Um adaptador de 2 vias, versão simalube 250ml com tempo de execução de 12 meses também pode ser instalado. As configurações são muito diversas e podem ser adaptadas individualmente às necessidades de segurança específicas. A equipa técnica da JUNCOR pode ajudá-lo a obter uma configuração optimizada.

 


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O CATÁLOGO SIMALUBE