Schaeffler OPTIME: monitorização em grande escala, com custo mínimo

23 Abril 2021




O Condition Monitoring pode ser dispendioso. Por este motivo, até 95% de todas as unidades de uma fábrica ou não são monitorizadas em absoluto ou apenas o são esporadicamente, o que comporta um elevado risco de paragens não programadas e períodos de inactividade.

O Schaeffler OPTIME permite realizar um Condition Monitoring completo de forma rápida e económica. Graças à sua fácil instalação, é possível monitorizar, em poucas horas, centenas de máquinas.

O sistema funciona para quase todas as unidades e detecta possíveis danos, desequilíbrios e desalinhamentos com semanas de antecedência. Desta forma, é possível planear a longo prazo as suas medidas de manutenção, as necessidades de pessoal e a compra de peças sobresselentes.


BENEFÍCIOS

Monitorização eficiente nos custos


Monitorização de centenas de máquinas por apenas uns cêntimos por dia: até 50% mais económica do que a monitorização com dispositivos manuais offline.

 

Instalação rápida


A instalação dos sensores e a configuração da aplicação apenas requerem uns minutos, não sendo necessários conhecimentos técnicos específicos.

 

Aproveitamento dos conhecimentos especializados


O serviço digital disponibiliza diagnósticos profissionais baseados em algoritmos inteligentes e aprendizagem automática, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, as suas decisões serão sempre as mais corretas.

 

Para principiantes e utilizadores avançados


Utilização intuitiva, oferece informação crucial e exaustiva ampliações adaptadas a diferentes utilizadores e necessidades.



É ASSIM QUE FUNCIONA:



Plug.


Os sensores são fixos nas unidades através de parafusos ou adesivos, e são activados através de uma comunicação de campo próximo (Near-field comunication, NFC).

Todos os sensores comunicam autonomamente entre si e com a porta de ligação (gateway).

Juntos formam uma rede em malha dedicada (mesh network) que se encontra entre os tipos de redes IoT mais fiáveis e energeticamente mais eficientes que se utilizam atualmente no setor.

O sistema pode ser ampliado em qualquer momento integrando mais sensores.

 

Play.


A aplicação mostra as tendências, visualiza a gravidade das possíveis incidências através de um sistema de alerta de vários níveis, activa o alarme em caso de emergência e oferece informação complementar.

A utilização é intuitiva. Com as suas amplas funções, a aplicação é indicada tanto para principiantes como para especialistas. Em função das necessidades dos utilizadores, é possível agrupar as unidades monitorizadas e o seu estado pode ser representado através de visualizações específicas para cada utilizador.

 

Predict.


O sistema detecta as falhas de funcionamento com semanas de antecedência e disponibiliza informação sobre as causas. Isto funciona através de análises automáticas contínuas que utilizam algoritmos baseados nos amplos conhecimentos especializados da Schaeffler sobre rolamentos, o know-how em Condition Monitoring e a aprendizagem automática. Assim, graças ao OPTIME, o planeamento dos trabalhos de manutenção, as necessidades de pessoal e a compra de peças sobresselentes são fáceis e eficientes no que diz respeito ao tempo e aos custos.


O sistema em acção:



O sistema OPTIME é constituído por três componentes:

  • Os sensores sem fios de vibração e temperatura, alimentados por bateria, que se fixam nas máquinas para monitorizar o seu estado. Graças à instalação notavelmente rápida e fácil, centenas de máquinas podem ser equipadas com sensores em poucas horas.
  • Uma porta de ligação que recebe os dados dos sensores. Os sensores e a porta de ligação ligam-se automaticamente para formar uma rede em malha dedicada, e a porta de ligação transmite os dados directamente para o ambiente cloud, sem necessidade de integração para a rede do cliente.
  • Um serviço digital que analisa os dados utilizando algoritmos especialmente desenvolvidos com base nos amplos conhecimentos técnicos da Schaeffler. Este serviço disponibiliza relatórios de diagnóstico facilmente compreensíveis através de uma aplicação disponível para computadores ou smartphones que o ajuda a programar as suas tarefas de manutenção.


CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESTA INFORMAÇÃO