Caso de sucesso Pucest: solução contra o desgaste por impacto extremo

22 Setembro 2021

Exemplo de aplicação Pucest na maior mina de carbonato de ferro da Europa Central.

 

O problema e condições de operação

O material extraído atinge várias superfícies da mina durante o processamento e transporte. Isso leva ao desgaste prematuro dos materiais e, consequentemente, intervalos entre paragens mais curtos e elevados custos de manutenção do sistema.

Material cortante, com uma granulometria de 30-130 mm. A mina processa 250 toneladas de material por hora, com um caudal de 3m / s. O sistema tem um ciclo de produção de 10 dias, 24 sobre 24 horas. Seguindo-se uma paragem para inspecção de 2 dias.

Um dos elementos centrais do sistema é o tambor separador. Para protegê-lo do desgaste, uma cortina de corrente ou barras de impacto feitas de aço manganês foi inicialmente fixada para retardar a entrada do material.

Ambas as opções não produziram os resultados desejados, dado que a vida útil foi prolongada em apenas alguns dias.

 

A solução Pucest

A PUCEST protect GmbH apresentou ao cliente uma solução para o desgaste por impacto: as barras de impacto do sistema PUCEST.

Este produto inovador é caracterizado pela sua estrutura modular.

Blocos compostos feitos de PUCEST e metal duro são aplicados ​​em locais com cargas extremas, e blocos feitos de PUCEST 65 ° Shore em locais com menos tensões.

Outra vantagem que não deve ser desconsiderada é a possibilidade de troca fácil dos blocos, por serem montados em sistema de guias.

Após cerca de seis meses, os blocos compostos não mostraram sinais de desgaste. Os blocos da PUCEST estavam 50% desgastados e poderiam continuar a ser usados.

As barras de impacto do sistema PUCEST mostraram todo o seu potencial na aplicação citada. Apesar do stress extremo, a vida útil do sistema melhorou muito. A facilidade de montagem também é um aspecto importante quando usado em partes confinadas do sistema.