OPTIME nas fábricas da Schaeffler

23 Setembro 2021

A solução premiada Condition Monitoring OPTIME da Schaeffler não só demonstrou a sua eficácia com clientes como a Stora Enso ou a Finnsementti. A marca alemã também utiliza o OPTIME nas suas próprias fábricas. A fábrica de Schweinfurt foi a primeira a utilizar o sistema. Desde então, inúmeras localizações da Schaeffler na Europa já contam com a solução inovadora de Condition Monitoring para monitorizar de forma segura e rentável as suas bombas, motores, ventiladores e outras unidades. A quantidade de comentários positivos é impressionante e está a motivar a Schaeffler a fazer um maior uso do OPTIME em todo o mundo.





Uma poupança anual de 49.000 €: o OPTIME monitoriza os motores das fresadoras

Na instalação industrial 1 de Brasov, operam 38 fresadoras. As causas frequentes de falha dos motores são as roturas. Para evitar este tipo de paragens não programadas, foram instalados seis sensores OPTIME numa máquina crítica e mais 94 sensores em outras 37 fresadoras e rectificadoras. A instalação e a colocação em funcionamento dos 100 sensores levaram apenas algumas horas, e os baixos custos de investimento serão amortizados em muito pouco tempo. Se o OPTIME evitar uma única avaria por ano, já representará uma poupança de aproximadamente 49.000 euros, depois de deduzidos os custos de aquisição. Sem esquecer que foi possível melhorar significativamente a programação das tarefas de manutenção. Para Gad Pop, responsável de manutenção na fábrica de Brasov, uma coisa é certa: "O OPTIME é um grande passo em frente em termos de solução de Condition Monitoring".



 

Poupança de 46.000 € por ano: o OPTIME monitoriza de forma fiável durante as 24 horas do dia

Na instalação industrial 2 de Brasov, os motores das máquinas de tratamento térmico utilizadas registam um desgaste superior à média devido à sua disponibilidade constante e às altas temperaturas. Consequentemente, o risco de que ocorram paragens não programadas é elevado. Para evitar estas paragens, foram instalados 225 sensores OPTIME para a detecção precoce de danos. Em Brasov, apenas esta aplicação representou uma poupança anual de cerca de 46.000 euros, aliada a um melhor planeamento das tarefas de manutenção e a uma qualidade elevada constante da produção. Alexandru-Catalin Moga, responsável de manutenção na instalação industrial 2 de Brasov: "É um sistema inteligente e intuitivo. O Schaeffler OPTIME é a solução inovadora para a manutenção preditiva".

 

CLIQUE AQUI PARA A INFORMAÇÃO COMPLETA