Atenção: falsificação!

23 Setembro 2021



Porque a pirataria de produtos é perigosa e como se pode proteger

Ano após ano, rolamentos falsificados causam danos importantes às máquinas, muitas vezes combinados com perdas de produção dispendiosas. Sem esquecer que, na pior das hipóteses, colocam também em risco vidas humanas. Por isso, a Schaeffler juntamente com os seus distribuidores, utiliza todos os meios ao seu alcance para proteger os clientes contra as falsificações dos seus produtos. Se pensa que é pouco provável encontrar falsificações, não deixe de ler a experiência de um dos distribuidores da Schaeffler.

 

Não é um caso isolado: foram detetadas falsificações em dois terços das consultas

Depois de ter sido claramente derrotado em várias licitações de rolamentos, o distribuidor turco Özevren ofereceu a um cliente a verificação da autenticidade dos produtos fornecidos pela empresa concorrente. E, de facto, no processo foram detectados produtos falsificados da Schaeffler. O cliente ficou satisfeito por a fraude ter sido descoberta antes que ocorressem danos maiores. A Özevren decidiu então continuar a oferecer uma verificação gratuita da autenticidade também em outros casos. Para isso, utilizou o serviço de autenticação da Schaeffler. Rapidamente ficou claro que as falsificações encontradas no primeiro cliente não era um caso isolado. Pelo contrário, foram detectadas falsificações em dois terços das mais de 40 consultas recebidas.

 

Como cliente, vai querer comprar barato – mas não vai querer perder tudo mais tarde

Comprar rolamentos supostamente baratos, mas não originais, pode sair muito caro. A baixa qualidade dos produtos falsificados leva frequentemente a um menor desempenho, a um desgaste prematuro e a falhas inesperadas dos rolamentos, com custos subsequentes consideráveis. Em aplicações particularmente críticas, também colocam em risco a vida e a integridade física das pessoas. Assim, com as supostas pechinchas, estão a ser comprados riscos elevados, paragens não programadas e custos adicionais. Portanto, a nossa recomendação é a seguinte: se tiver alguma dúvida sobre a autenticidade dos produtos, contacte a equipa de Rolamentos da JUNCOR. Alternativamente poderá utilizar a app OriginCheck da Schaeffler! Esta aplicação permite uma verificação inicial dos produtos de forma rápida e agora também das certificações dos distribuidores.



Agora também detecta "falsos distribuidores": a app OriginCheck da Schaeffler

"A App OriginCheck da Schaeffler é a nossa caixa de primeiros socorros digital contra a pirataria de produtos", afirmou Ingrid Bichelmeir-Böhn, responsável da Equipa de Proteção de Marca Global da Schaeffler. "A app ajuda a detetar produtos falsificados de forma rápida e fácil e, após a última atualização, também verifica as certificações dos distribuidores com fiabilidade. Ao digitalizar um código válido da Schaeffler, o utilizador é informado do titular da certificação associado. Se este não coincidir com a certificação registada, trata-se de uma falsificação.”

 

Conclusão

A pirataria de produtos representa um risco muito elevado! Portanto, verifique a autenticidade dos produtos e das certificações dos distribuidores com a app OriginCheck da Schaeffler. Em caso de dúvida, contacte-nos.


FONTE: Schaeffler