Volta Belting: benefícios dos tapetes termoplásticos para a indústria da reciclagem

27 Outobro 2021


À medida que a indústria de reciclagem amadurece, as fábricas precisam adaptar os seus equipamentos e sistemas operacionais para corresponder aos novos materiais a reciclar.

Estes, trazem novos desafios de produção que muitas outras indústrias já enfrentavam, como o elevado consumo de energia, a segurança e o ambiente. Muitos especialistas do sector começaram a questionar se as unidades de reciclagem estavam, de facto, a gerar benefícios ambientais ou apenas a gerar mais poluição, o que seria altamente contraditório com o seu principal objectivo.

Como as unidades de reciclagem precisam operar o transporte, classificação, manuseio e limpeza, ao mesmo tempo em que lidam com diferentes tamanhos, pesos e substâncias, o foco em manter soluções eficazes para transferir esses materiais tornou-se primordial.

Portanto, impõem-se uma avaliação aos sistemas de transporte utilizados para se saber se é necessária alguma actualização. Avançando até o presente, estamos perante a próxima geração de soluções de tapetes. Aqui estão apenas alguns motivos pelos quais as fábricas de reciclagem devem considerar a mudança para tapetes termoplásticos.


 

Novos Materiais

A indústria de reciclagem deixou de ser apenas papel e plástico. Hoje, espera-se uma resposta a uma variedade muito maior de materiais. Por exemplo:

  • Baterias
  • Biomassa
  • Electrónicos
  • Vidro
  • Metal
  • Papel
  • Plástico
  • Madeira

 

Cada um desses materiais apresenta desafios operacionais em cada etapa do processo, independentemente de as unidades de produção serem industriais ou domésticas, separadas ou misturadas, e se assentes em transportadores convencionais ou em sistemas magnéticos, como separadores por corrente parasita.


 

Problemas comuns de processamento de reciclagem incluem:

  1. Transferência de resíduos sólidos em grandes pedaços inteiros, granulados ou em pó.
  2. Linhas de classificação: manual ou através de tapetes de alta velocidade usados com classificadores ópticos.
  3. Sistemas de transporte magnético com tambores magnéticos, transportadores sobre tapete e separadores de corrente parasita.
  4. Tapetes de borracha heterogéneos podem deixar partículas no ar e exigir o uso de máscara para os funcionários.


Para lidar com todos esses tipos de materiais e processos, os tapetes utilizados devem ser de um material homogéneo, especificamente termoplástico.

 

Feito para durar

Um dos problemas mais comuns com que as fábricas de reciclagem lidam regularmente é a necessidade constante de substituir ou reparar. Isso pode causar um fardo económico devido ao tempo de inactividade da produção.

Portanto, a manutenção dos tapetes torna-se a principal preocupação da equipa de manutenção. O processo de manutenção e o custo relacionado do tapete são medidos pela sua durabilidade. As soluções termoplásticas podem absorver as vibrações com base no peso e na velocidade, o que afecta directamente as articulações. Os tapetes podem ser fixados e substituídos sem removê-los da linha de produção ou da instalação, reduzindo significativamente o tempo de inactividade relacionado, resultando numa redução das interrupções de produção.


 


Custo e eficiência de produção

As mesmas soluções que melhoram a eficiência da produção também reduzem os custos de produção com tapetes termoplásticos.

Existem 2 vantagens principais nos tapetes termoplásticos.

  1. O material possui alta resistência ao impacto, a produtos químicos, óleos, abrasividade e cortes, o que torna os tapetes duráveis. Portanto, os gastos com reparações e substituições são reduzidos significativamente.
  2. A montagem e substituição rápida e fácil no local leva a uma redução no tempo de inactividade da produção.

 

Aumentar a produtividade

O uso de soluções de tapetes termoplásticos para a actualização de instalações de reciclagem realiza tudo o que a indústria se propôs a fazer. Eles são capazes de lidar com uma ampla variedade de materiais e com cada etapa do processo de reciclagem. São extremamente duráveis, com alta resistência à abrasividade e absorvem vibrações. Finalmente, aumentam a lucratividade devido à redução do tempo de inactividade, pois a manutenção pode ser concluída no local.