Porque as correias falham e como evitá-lo

04 Fevereiro 2022



Ao realizar a manutenção das suas máquinas, verificar e ajustar as correias pode não ser a primeira coisa que lhe vem à mente. A Optibelt, marca internacional especialista em correias, representada em Portugal pela Juncor, explica porque as correias falham, como evitá-lo e como ajustar e verificar as correias correctamente. A Optibelt é um fabricante de accionamentos por correia de alto desempenho, com um grande know-how sobre correias, a sua instalação e manutenção.

Observação: Antes de iniciar qualquer manutenção, certifique-se de que todos os componentes da máquina estão parados, não podem ser movidos e estão numa posição segura. Observe sempre as instruções de segurança do fabricante.

 

Evite erros ao instalar as correias de transmissão

O primeiro passo para evitar falhas é garantir a sua instalação correcta e sem erros. Alguns erros a serem evitados ao ajustar as correias:

• A correia é muito grande ou o gorne da polia é muito pequeno

• O perfil da correia é muito pequeno ou o perfil da polia é muito grande

• A polia trapezoidal está gasta ou danificada

• A tensão da correia está muito baixa

• A montagem é forçada

• Um desalinhamento angular vertical dos veios

• A correias está dobrada

• Um desalinhamento axial das polias

• Um desalinhamento angular horizontal dos veios

 

Se os erros acima forem evitados, pode-se supor que as correias funcionarão como devem. No entanto, existem outros problemas que podem fazer com que as correias falhem. Portanto, é muito importante realizar verificações regulares, especialmente antes de ciclos produtivos importantes.

 

Razões para falhas da correia e como evitar

A falha da correia de transmissão pode acontecer facilmente e, muitas vezes, existem várias razões possíveis. A Optibelt criou um documento com uma visão geral dos problemas comuns e causas de falhas na correia de transmissão e oferece uma solução para cada problema específico.

 

Clique na imagem para consultar:

 


 

 


Correia trapezoidal com abrasividade

 


Correia trapezoidal partida

 


Correia trapezoidal fragilizada

 

Verificação do tensionamento da correia

A tensão das correias de transmissão pode ser facilmente verificada de várias maneiras, por ex. com um tensiómetro. Esta é uma ferramenta muito simples e fácil de usar da Optibelt para facilitar a manutenção do accionamento por correia (clique na imagem abaixo para saber mais).

 


 

Mais ferramentas de serviço para facilitar seu trabalho

Na Juncor, também encontrará outras ferramentas da Optibelt que facilitam a manutenção das correias de transmissão.

 

O LASERPOINTER2 - Um método preciso e que economiza tempo ao facilitar o alinhamento das polias.



A Service Box  - Esta caixa de serviço simplifica os trabalhos de manutenção.


 

Perguntas?

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a resolver problemas nas suas correias. Para mais informações ou uma ajuda mais personalizada, poderá contactar os nossos técnicos, clicando aqui.