Tapetes Transportadores Continental com etiqueta de eficiência energética

14 Novembro 2022



No nosso dia-a-dia estamos familiarizados com as etiquetas de eficiência energética, em produtos tão diversos como pneus ou eletrodomésticos, que indicam o quão económico é um produto em termos de consumo de energia. A Continental, marca alemã representada em Portugal pela JUNCOR, é o primeiro fabricante de tapetes transportadores do mundo a identificar os seus produtos com uma etiqueta de eficiência energética, desenvolvida em conjunto com a Associação Americana de Fabricantes de Produtos de Borracha (ARPM). A indústria norte-americana de correias transportadoras trabalhou em conjunto para criar esta escala lançada recentemente. “A etiqueta de eficiência energética é uma ferramenta de comunicação importante e direcionada. Todos sabemos como é importante preservar os nossos recursos e o meio ambiente e desenvolver soluções eficientes e sustentáveis”, explica Michael Hofmann, responsável pela gestão de marketing da Continental Conveying Solutions. “Estamos entusiasmados por poder disponibilizar esse valor acrescentado aos nossos clientes e ajudá-los a tomar melhores decisões e ser transparentes.” A Continental também está a trabalhar com outras associações em todo o mundo nesta questão.

 

O A a G da Eficiência Energética

A etiqueta ajuda os operadores de sistemas de transportadoras a tomar decisões informadas para reduzir o seu consumo de energia ao selecionar os tapetes. Dependendo da resistência ao rolamento do composto usado na correia, a eficiência energética varia da classe A (melhor economia de energia) até a classe G. Um número fornece a medida relativa do fator de eficiência energética que resultou na atribuição dessa classe. “A eficiência energética desempenha um papel importante do ponto de vista económico e ambiental”, diz Sebastian Seibold, responsável por I&D na Business Area Conveying Solutions da Continental. Afinal, o baixo consumo de energia não apenas reduz os custos operacionais, mas também tem um efeito positivo na pegada de CO2 do sistema de transporte. Na verdade, a correia é responsável por até 60% do consumo de energia de todo o sistema.

 O fator decisivo para a eficiência energética dos tapetes transportadores é a sua resistência ao rolamento. As correias transportadoras com a menor resistência ao rolamento também são as mais eficientes em termos energéticos. Isso ocorre porque exigem menos potência – e, portanto, menos energia – para mover a correia.

 

A otimização de energia compensa

“Desenvolvemos soluções sustentáveis ​​que são dignas desse nome. Então, os nossos especialistas otimizaram vários recursos de design de materiais a esse respeito”, explica Seibold. Para isso, a Continental desenvolveu compostos de borracha com otimização de energia para as coberturas inferiores de sua série Conti Eco que minimizam a resistência ao rolamento no sistema de tapetes transportadores. Isso permite reduções significativas no consumo de energia durante a operação e, consequentemente, uma redução significativa nas emissões de CO2. Dependendo do projeto final do sistema, a correia transportadora Eco Plus pode alcançar uma economia de energia de 15 por cento e a Eco Extreme até 30 por cento em comparação com um tapete transportador padrão – um enorme potencial de economia a longo prazo, especialmente quando os muitos anos de serviço a vida útil típica das correias transportadoras são levados em consideração.

E, por último, mas não menos importante, esse desempenho superior em termos de sustentabilidade compensa financeiramente. Num sistema de transporte com um comprimento de cinco quilómetros, a solução Continental Eco Extreme pode fornecer mais de 1.500.000 kWh de economia por ano, energia suficiente para abastecer mais de 450 residências médias por um ano! Além disso, as correias permitem um projeto otimizado do sistema de transporte, que pode reduzir adicionalmente os custos de investimento em até 40%.

“Com o desenvolvimento da nossa série de correias transportadoras Conti Eco, os nossos especialistas em materiais mais uma vez conseguiram criar soluções mais sustentáveis ​​sem sacrificar o desempenho ou a qualidade.” diz Seibold.

 

Também na sua empresa, os tapetes transportadores da Continental podem contribuir para a eficiência energética, ajudando a reduzir custos.

Contacte a nossa equipa comercial para saber como.

 

CLIQUE AQUI.