Soluções de transporte para a indústria cerâmica

22 Abril 2022

Portugal é um país privilegiado na disponibilidade de matérias-primas para a produção de cerâmica. Desde o século XVIII, que este sector se tem afirmado como uma das mais importantes fileiras industriais, sendo composto por diversos complexos fabris para a produção de material cerâmico, seja para a construção civil, seja a nível decorativo ou utilitário: telha, tijolo, pavimentos, revestimentos, louças sanitárias entre outros.


Consciente da relevância deste sector no tecido produtivo português, a JUNCOR dispõe no seu portfolio um conjunto de soluções ajustadas às necessidades da produção cerâmica.

A produção de tijolos, ladrilhos, telhas e outros elementos obtidos a partir da moldagem e cozimento de misturas à base de argila, requer em algumas de suas etapas a utilização de transportadores de corrente.






A ZMC, marca representada em Portugal pela JUNCOR, tem experiência comprovada no projecto e construção de correntes montadas em sistemas de manuseio de matéria-prima, incluindo braços empilhadores e recuperadores usados ​​para o armazenamento, ou em sistemas usados ​​para queima e secagem de tijolos e para sua embalagem final.



Nas correntes para braços de empilhamento / recuperação, que funcionam em ambientes excepcionalmente sujos e empoeirados, são utilizados sofisticados sistemas de protecção e lubrificação dos rolos, muitas vezes equipados com rolamentos. Para os sistemas de secagem e cozimento, busca-se sobretudo a robustez aliada ao serviço requerido pelo cliente, e para tanto, utilizam-se correntes com fixações, pinos salientes ou buchas montadas no centro dos elos para suporte das prateleiras que transportam o produto . Em alguns casos é necessário soldar as cabeças dos pinos.



Para o manuseio de paletes, antes e depois da embalagem, é possível utilizar correntes de elos profundos mais simples ou correntes com fixações para transportadores de rolos.



Clique aqui para solicitar um orçamento ou uma visita às suas instalações, para avaliação das suas necessidades.