Caso de sucesso na indústria automóvel: correntes “Pendulum”

28 Julho 2022



O processo

Na complexa indústria automóvel, os processos de pré-tratamento apresentam desafios técnicos significativos, nomeadamente às correntes de transporte utilizadas nestas aplicações.

A aplicação de camadas protetoras que antecedem a pintura final das viaturas ocorre em estações pelas quais as correntes seguem o caminho de uma onda senoidal. Duas correntes paralelas deslizam nas guias laterais que sustêm os suportes de aço e, por sua vez, transportam a carroçaria do automóvel.

O processo de aplicação de camadas inibidoras de corrosão é realizado através do transporte da carroçaria por meio de banhos químicos. A natureza do caminho do transportador, com muitas subidas e descidas, é chamada de sistema “Pendulum”, ficando assim as correntes com o mesmo nome.

Nalguns sistemas mais modernos é possível que a carroçaria do carro também seja girada dentro do banho químico para um revestimento superficial mais eficaz, esse tipo de sistema é chamado de Ro-Dip.



 

Os desafios e a solução

Ao longo de todo este processo, as correntes são submetidas a elevados níveis de stress mecânico e de resistência à corrosão.

Por isso, a ZMC, marca representada em Portugal pela JUNCOR, dedicou a este elevado grau de exigência as suas correntes mais sofisticadas.

As suas características inovadoras incluem a escolha de materiais adequados ao ambiente operacional (em alguns casos aço inoxidável Duplex), o projeto e construção de rodas de rolamentos resistentes e uma facilidade de lubrificação interna para operar com sistemas de lubrificação automática.



 

A ZMC dispõe de uma ampla gama de correntes de transporte, utilizadas nas mais diversas indústrias.

Clique aqui para solicitar um orçamento ou uma visita técnica às suas instalações.