Indústria 4.0: tapetes transportadores no sector extractivo e minas

05 Agosto 2022



Procura crescente por segurança, serviço, sustentabilidade, eficiência e matérias-primas: A indústria extractiva está a lidar com várias tarefas em simultâneo. Que mudanças são necessárias para garantir o sucesso contínuo num futuro com baixas emissões de carbono, baixo desperdício e orientado a propósitos?

A JUNCOR, em parceria com a Continental, procura fornecer-lhe as respostas certas – com serviços abrangentes e produtos inteligentes para apoiar a protecção climática, aumentar a segurança e aumentar a eficiência.

Enquanto a forma mais antiga de mineração remonta ao uso ocasional de depósitos de sílex na Idade da Pedra, o sector experimentou seu primeiro grande impulso durante a primeira revolução industrial no final do século XVIII. Essa era facilitou todo o fluxo de trabalho da mineração, principalmente porque ampliou as possibilidades de transporte de materiais, que até então se limitavam quase que exclusivamente à mão de obra e cavalos.

O próximo marco nesse contexto, no entanto, teve que esperar até 1892. Naquela época, durante a segunda revolução industrial, as primeiras correias transportadoras elevaram as possibilidades de transporte de matérias-primas, principalmente pesadas, a um novo nível. Desde então, a mineração passou por outra revolução na década de 1970 – automação por meio de tecnologias computacionais – e agora está em plena era digital, com a Indústria 4.0. Embora o sector ainda dependa de transportadores, enfrenta inúmeros desafios que são influenciados por várias tendências globais.

 

Alterações climáticas e aumento da procura por matérias-primas




Aumentando a sustentabilidade, rentabilidade e eficiência. Estes, entre outros factores, são o foco da indústria extractiva nos próximos anos. A busca e a necessidade de soluções mais sustentáveis ​​são impulsionadas principalmente pelas alterações climáticas – e apoiadas por números. Entre 1970 e 2010, as emissões globais de gases de efeito estufa do setor industrial quase duplicaram. O crescimento das indústrias extractivas e primárias globais contribuiu significativamente para esse aumento, embora sua participação no produto interno bruto (PIB) global tenha diminuído no mesmo período.

A redução dos gases de exaustão subterrâneos não serve apenas para proteger o clima, mas também economiza custos no fornecimento de ar fresco. Além disso, há mais limites de emissão recém-estabelecidos para considerar aspectos de saúde e segurança ocupacional. Na Alemanha, por exemplo, novos limites de exposição ocupacional (OELs) para monóxido e dióxido de nitrogénio são aplicados na indústria de mineração desde novembro de 2021. O mesmo se aplica aos OELs para monóxido de carbono e emissões de motores diesel particulados.

As mudanças climáticas também exigem condições de trabalho mais seguras, uma vez que eventos climáticos extremos sobrecarregam as correias transportadoras e aumentam o risco de deslizamentos de terra ou colapsos de minas. Enquanto isso, aumentar a lucratividade e a eficiência envolve várias tarefas às vezes contraditórias: reduzir custos, empregar pessoas e aumentar a aceitação social do sector extractivo enquanto a procura por matérias-primas cresce constantemente –duplica aproximadamente a cada 20 anos e, portanto, requer soluções novas e inteligentes.

 

Pacote de serviços complementa a gama de produtos

O caminho para o sucesso é pavimentado por soluções de alta tecnologia, automação e, claro, modernos sistemas de correias transportadoras. O portfólio hoje inclui vários tipos adaptados ao material em questão e ao ambiente em que é operado - por exemplo, correias transportadoras de cabo de aço, correias transportadoras têxteis, correias transportadoras de tecido sólido, correias transportadoras de malha de aço, correias transportadoras para transporte inclinado e correias transportadoras fechadas.

No entanto, processos de transporte seguros e eficientes não dependem apenas de sistemas adaptados a um uso específico, mas também do serviço certo. Os clientes solicitam serviços abrangentes, incluindo montagem, consultoria técnica e formação e, com mais frequência, também monitorização da correia. Assim, o suporte é necessário em todas as etapas de cada pedido. Entre outras coisas, um portfólio de serviços moderno inclui instalação e substituição, manutenção e reparação, reforma de correias, inspecções de transportadores, auditorias e suporte a chamadas de emergência.

 

A tecnologia inteligente aumenta a eficiência dos recursos

Além disso, as minas aproveitam novas ferramentas e aplicações – como telemetria, sensores sem fios e operações remotas – para aumentar a segurança, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho financeiro. Nesse contexto, o 5G e a já amplamente utilizada tecnologia 4G oferecem diversas vantagens. Em comparação com outras soluções sem fios, oferecem melhor cobertura, além de maior fiabilidade e segurança – todos recursos importantes quando as máquinas em questão estão na mesma área e trocam informações.

Enquanto isso, a eficiência dos recursos é outro aspecto da mineração moderna que está a tornar-se cada vez mais importante – especialmente do ponto de vista ambiental. Aqui, ecologia e economia atendem aos trending topics de automação e digitalização. Empresas e especialistas estão, portanto, a desenvolver sistemas robustos, em rede e autónomos, bem como aplicações baseadas em sensores e dados inteligentes. Essas soluções ajudam a aumentar a segurança, localizando e navegando veículos, reconhecendo pessoas e objectos, classificando materiais e automatizando e optimizando processos.

A extracção de matérias-primas da forma mais selectiva possível resulta automaticamente em benefícios ecológicos. Por exemplo, sistemas de detecção de ambiente digital podem ser usados ​​para analisar continuamente as estruturas geológicas do depósito durante a extracção. No final, isso leva a várias melhorias: melhor reconhecimento, mineração mais precisa, menos sobrecarga, menores despesas de transporte e menor consumo de energia durante a extracção. Considerando a protecção do clima, as minas também devem questionar de onde vem a electricidade usada nas máquinas. Assim, um número crescente de explorações está a testar sistemas solares e eólicos.

 

Tempo para alcançar os próximos marcos

Do transporte com cavalos, à invenção das correias transportadoras, ao desenvolvimento de soluções de tecnologia inteligente: A indústria extractiva passou por muitas mudanças nos últimos 240 anos. Actualmente, enfrenta muitos desafios em simultâneo e, portanto, é obrigada a transformar-se e alcançar os próximos marcos no futuro.

Mas hoje, a JUNCOR e a Continental já fornecem serviços de campo abrangentes e oferece produtos inteligentes para apoiar a protecção climática, aumentar a segurança e aumentar a eficiência, através de sistemas de correia transportadora de última geração.


CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR UM CONTACTO OU UMA VISITA ÀS SUAS INSTALAÇÕES