Uma fábrica de cimento economiza 15 dias de manutenção e 315.000€

07 Abril 2020

Os dispositivos de aquecimento de média frequência da Schaeffler reduzem para metade os custos de manutenção dos redutores



O cliente da Schaeffler, Asia Cement Public Limited, é um dos maiores fabricantes de cimento da Tailândia, com uma capacidade de produção de cinco milhões de toneladas. A empresa necessitava regularmente de 30 dias para recondicionar o redutor de cinco etapas com dois a três grandes rolamentos por eixo. Consequentemente, os custos dos trabalhos de manutenção, incluindo a paragem da produção, totalizavam 645.000 euros. O cliente dirigiu-se à Schaeffler com o objetivo de reduzir a duração das tarefas de manutenção e em consequência também os custos.
 
Sistema complexo e não isento de riscos: aquecimento com chama de gás e banho de óleo
Sem dúvida que o fator mais importante para os elevados custos do processo de manutenção eram os métodos de aquecimento convencionais utilizados nas tarefas de manutenção dos grandes componentes dos redutores, como os rolamentos. O aquecimento através de uma chama de gás aberta para desmontagem, assim como o aquecimento num banho de óleo para a montagem, incluindo os trabalhos de preparação e acabamento, consumiam muito tempo e eram muito dispendiosos, quer a nível de tempo como de pessoal. Sem mencionar os riscos de acidentes e de saúde para os trabalhadores e o perigo que os componentes pudessem aquecer excessivamente e serem danificados pela chama do gás.
 
A solução da Schaeffler: dispositivos de indução com tecnologia de média frequência
Os especialistas da equipa de serviços da Schaeffler supervisionaram pessoalmente as principais tarefas de montagem na fábrica de cimento do cliente. Devido aos problemas indicados com os métodos de aquecimento utilizados até então, decidiram usar o aquecimento mediante dispositivos de indução com tecnologia de média frequência. Utilizaram o dispositivo da Schaeffler HEAT GENERATOR40-2, que tal como o modelo mais pequeno  HEAT-GENERATOR20-2, é uma excelente solução móvel. Estes dispositivos podem usar-se facilmente para diferentes componentes em combinação com os indutores flexíveis.