Soluções de protecção de superfícies para a Indústria Cimenteira

29 Janeiro 2021

Uma nova vida para os misturadores


Os misturadores tipo “panela” tornaram-se amplamente estabelecidos como o componente principal de fábricas altamente eficientes na indústria de produção de cimento. A sua tecnologia permite resultados de produção fiáveis, ​​com custos e despesas controlados. No entanto, requerem atenção por parte dos operadores, devido às peculiaridades do sistema. Só um funcionamento perfeito garante alta produtividade com uma qualidade consistente.

Ao longo de várias décadas, a Pucest, marca representada em Portugal pela JUNCOR, especialista em protecção contra o desgaste, desenvolveu uma ampla gama de optimizações para este tipo de equipamentos levando-as para a produção em série.

O Braço de Mistura Universal, bem como o Pucest Easy Cleaner e a protecção Pucest Protect, individualmente ou combinados em várias opções, permitem um aumento permanente no desempenho com uma fiabilidade aprimorada dos sistemas de mistura.

 

Áreas problemáticas

O desgaste não detectado ou não reparado das superfícies é uma das principais causas de resultados insuficientes no processo produtivo e de paragens da produção. Até mesmo os melhores equipamentos sofrem um forte desgaste, mais cedo ou mais tarde. O que muitas vezes começa gradualmente e quase despercebido, no início, acaba por se transformar num problema real, que ameaça o processo produtivo - com situações ocorrendo em muitos pontos ao mesmo tempo e de várias maneiras. A este respeito, duas causas gerais são características da tecnologia destes misturadores.

 

Configuração básica adequada

O foco principal de atenção deve estar no estado das lâminas e na respectiva disposição das mesmas dentro de todo o mecanismo de mistura. Disso dependerá a eficiência do processo de produção, bem como a qualidade do resultado final.

O posicionamento das lâminas deve ter em conta a força centrífuga, não devendo ser colocadas muito próximas umas das outras. Não sendo feito de forma optimizada, em vez de ser efectivamente misturado, o material acumula-se à frente das lâminas, sem qualquer efeito de mistura relevante. Ao fazer isso, o atrito relacionado aumenta significativamente o desgaste abrasivo do compartimento do misturador.

 

Fadiga material e muito mais

A segunda fonte de desgaste está directamente relacionada com o mecanismo de mistura. A pressão operacional prejudica, até mesmo, o melhor braço de mistura, mais cedo ou mais tarde. Os pontos fracos típicos aparecem inevitavelmente, sendo as primeiras indicações nos rolamentos do braço desgastados. Geralmente, é possível reajustá-los no início, no entanto, um desgaste acelerado dificilmente pode ser interrompido. O posicionamento sólido dos braços misturadores vai-se perdendo pouco a pouco. Quando o ajuste não for mais possível, o interior do rotor apresentará um estágio avançado de deterioração.

 

Solução

A situação dificilmente pode ser melhorada permanentemente por reparações isoladas ou selectivas. Mesmo intervalos de manutenção abrangentes e frequentes não são solução, mas sim a causa de tempos de inactividade longos e recorrentes. A adaptação do Braço de Mistura Universal Pucest Protect cria uma situação mecânica geral totalmente nova na máquina.



O efeito imediato é visível e óbvio. Este sistema completo é projectado de forma a eliminar as causas comuns de desgaste e minimizar o esforço e os custos de manutenção. Para isso, os braços de mistura existentes, incluindo os elementos de mola, alavancas de ajuste e outras peças são removidos do rotor. As aberturas do braço são fechadas por placas e as placas adaptadoras são soldadas nas mesmas. Essas placas são usadas para prender os novos suportes para os braços misturadores da Pucest. O projecto também compreende a mola, que antes era colocada no rotor, e que agora está posicionada no braço de mistura protegida contra influências externas.

Após o retrofit, os Braços de Mistura Universais do Pucest Protect podem ser ajustados individualmente para todos os tipos de fábrica. Isso começa com a força necessária da mola. Uma vez predefinida de forma ideal para o equipamento existente, o reajuste da mola será uma coisa do passado. Os braços misturadores, além disso, podem ser girados em qualquer direcção, de modo a adaptar o posicionamento da lâmina às condições de operação. Tal como acontece com a lâmina, os componentes principais essenciais podem ser trocados com facilidade e sem esforço; se necessário, ocorrerão apenas curtos períodos de inactividade a longo prazo. O potencial do Braço de Mistura Universal Pucest Protect é apoiado por recursos adicionais da marca.

 

Ferramentas limpas

Depois de muitos anos em operação, os misturadores costumam apresentar várias camadas de cimento endurecido, provenientes de várias produções, que aderem à periferia e ao fundo da bandeja de mistura. Ao contrário da opinião frequente de que um misturador sujo fornece a si mesmo uma protecção natural contra o desgaste, isso não é verdade. Pelo contrário, este é o núcleo mais prejudicial a uma deterioração acelerada até mesmo dos melhores equipamentos de fábrica. A falta de noção e o descuido não surpreendem aqui, porque a limpeza é uma tarefa exaustiva e suja de realizar - dependendo do tipo de instalação, por vezes realmente perigosa para o trabalhador encarregado da tarefa, em termos de saúde e segurança no trabalho.

O processo de limpeza é geralmente realizado manualmente em intervalos irregulares, usando limpadores convencionais de alta pressão, sendo pouco eficaz. Nesse processo, são até cometidos erros graves, como procedimentos de limpeza agressivos. Nesses casos, uma suposta função de limpeza se transforma negligentemente num fiasco, resultando em desgaste acelerado.

 

Automação razoável

Há uma alternativa moderna disponível na forma do inovador sistema de limpeza de alta pressão automatizado Pucest Protect Easy Cleaner.


Este sistema dá um salto quântico em direcção à limpeza autónoma e permanente do misturador, em operação. Na prática, o sistema demonstra um desempenho realmente impressionante. Ciclos de lavagem rápidos regulares e ciclos de lavagem principal são necessários para evitar de forma fiável que resíduos de pasta de cimento viscosa se tornem pasta de cimento endurecido no misturador. O Pucest Protect Easy Cleaner assume essa tarefa. São usados jactos de água com uma pressão de cerca de 170 bar através de três bicos pulverizadores inseridos na tampa em todo o misturador.

 

Solução individual = resultado óptimo

A Pucest fornece também placas de revestimento. Como placas de protecção contra desgaste flexíveis, protegem a superfície interna do misturador.


Todos os componentes do sistema Pucest Protect foram desenvolvidos com o material exclusivo da Pucest como peça central. Em combinação com o processamento de aços da mais alta qualidade, ao longo de vários anos, resultou no desenvolvimento de uma tecnologia bem projectada que pode ser adaptada individualmente a todos os tipos de instalações.

A Pucest leva em consideração que todas as instalações existentes apresentam especificidades - em parte devido ao seu design e em parte como resultado de uma operação de longo prazo. Esses recursos individuais exigem ajustes individuais - e são possíveis com as soluções Pucest Protect.