Caso de sucesso Schaeffler: Schaeffler DuraSense no fabrico de automóveis

24 Março 2021



A Hager monitoriza o estado de lubrificação das guias lineares nos framers

O DuraSense da Schaeffler é uma solução única para a monitorização automática do estado de lubrificação dos sistemas lineares de esferas e de rolos.
 
Principais vantagens do Schaeffler DuraSense para os utilizadores de sistemas lineares

  • Maior disponibilidade, uma vez que permite evitar as paragens não programadas.
  • Vida útil mais longa, graças à relubrificação automática e adaptada às necessidades.
  • Alta qualidade constante na produção, graças a um desempenho constante.
  • Manutenção orientada para a necessidades através da previsão da vida útil restante.
  • Redução dos custos operacionais e do impacto ambiental, graças a uma economia de lubrificante de até 30%.




Schaeffler DuraSense, a solução inovadora de monitorização para sistemas lineares (direita: sistemas lineares de rolos com sensor, esquerda: sistema eletrónico de avaliação).


A Hager Sondermaschinenbau GmbH confia no DuraSense para os seus framers
Os denominados "framers" são sistemas de manuseamento tipo pórtico especialmente desenvolvidos para o fabrico de carroçarias de veículos. O fornecedor do sector automóvel utiliza o Schaeffler DuraSense nos seus "framers" para monitorizar o estado de lubrificação das guias lineares, que são críticas para o sistema. O DuraSense detecta com precisão quando é necessário relubrificar as guias lineares. Deste modo, as paragens não programadas causadas por uma lubrificação insuficiente são evitadas e os clientes do sector automóvel beneficiam de uma maior disponibilidade dos equipamentos na produção de carroçarias.
 
Stefan Schneider, director técnico do departamento de mecânica da Hager GmbH, vê um grande potencial no DuraSense: "Por trás do DuraSense, há um enorme potencial de economia de custos. Com um único sistema, podemos identificar todas as fontes de erro que levam a uma lubrificação deficiente". Aliás, o framer KFG3 equipado com o Schaeffler DuraSense também foi premiado com a primeira posição no Programa Central de Inovação (ZIM, Zentrales Innovationsprogramm Mittelstand) para pequenas e médias empresas do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha.
 
Conclusão
O Schaeffler DuraSense garante que as guias lineares sejam sempre lubrificadas de forma otimizada e automática. Isto evita as paragens não programadas, aumenta a vida útil e reduz o custo total de propriedade (TCO).


Para mais informações, contacte a nossa equipa especialista em Rolamentos e Sistemas Lineares:


Tel.: 22 619 73 63

Email: rolamentos@juncor.pt